Este relato de experiência descreve a implementação de uma sequência didática com uma turma de 1° ano de uma escola do município de Campina Grande, PB, com foco na promoção de alimentação saudável, alfabetização, uso do gênero textual "receita" e práticas sustentáveis relacionadas ao meio ambiente. O trabalho fundamentou-se em teorias de aprendizagem sócio interacionistas, por meio dos estudos de Vygotsky, destacando a importância da contextualização das atividades e o protagonismo dos alunos no processo de aprendizagem. A abordagem pedagógica iniciou-se com uma conversa sobre alimentação saudável e a importância de cultivar alimentos. Em seguida, os alunos participaram da criação de uma horta na escola, onde plantaram diversas hortaliças. Durante esse processo, foram trabalhados conceitos de cuidados com as plantas e a compreensão da relação entre o cultivo e a alimentação. Com a horta em desenvolvimento, os alunos foram incentivados também a estudar o gênero textual "receita", explorando a sua estrutura ao criarem suas próprias receitas com ingredientes da horta, além de desenvolverem habilidades de leitura e escrita. Os alunos aprenderam sobre compostagem, reciclagem e a utilização responsável dos recursos naturais, através do uso consciente da água e da redução do desperdício de alimentos. A sequência didática proporcionou aos alunos uma aprendizagem significativa, integrando conhecimentos sobre alimentação saudável, alfabetização, gênero textual e sustentabilidade. Os estudantes demonstraram entusiasmo na participação da horta, desenvolvendo habilidades sociais, afetivas e cognitivas. Além disso, eles passaram a ser multiplicadores das práticas sustentáveis em suas famílias, ampliando o impacto positivo do projeto para a comunidade. O trabalho mostrou-se eficaz ao aliar aprendizado escolar com a formação de cidadãos conscientes e responsáveis em relação ao meio ambiente.