Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EPEDIN - ESPAÇO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM EDUCAÇÃO, DIREITO E INCLUSÃO: ALGUMAS AÇÕES DE EXTENSÃO E PESQUISA EM REDE PELA INCLUSÃO

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Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Este estudo apresenta a trajetória da criação em 2012 do NEPEDIN – Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação, Direito e Inclusão da Unespar/Campus de União da Vitória, hoje transformado qualitativamente no EPEDIN - Espaço de Estudos e Pesquisas em Educação, Direito e Inclusão demarca a trajetória de ações articuladas de ensino, pesquisa e extensão em um movimento dialético. Com a alternativa de tecer redes de cooperação recíproca entre as partes Tribunal de Justiça do Paraná, por meio do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos do CEJUSC - Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania da Comarca de União da Vitória e o Campus de União da Vitória, da UNESPAR, visando o desenvolvimento de projeto e atividades conjuntas. O objetivo geral é contextualizar o cenário educacional e as demandas e possibilidades de ações colaborativas para atender estudantes com necessidades específicas na Educação Básica da Comarca de União da Vitória, por meio da formação dos profissionais da Educação e o diálogo com família, estudantes e sociedade. A metodologia adotada consiste em estudo bibliográfico com abordagem qualitativa, uma vez que esta permite um aprofundamento do tema proposto à luz de repertório normativo e orientador, o referencial teórico-metodológico de autores atualizados na temática da educação especial, direitos humanos e inclusão, com os principais resultados com ênfase na pesquisa-ação. Assim, as respostas obtidas no projeto de extensão em grupo de trabalho colaborativo com equipe do CEJUSC apontam para uma alternativa exitosa de colaboração da universidade na solução Educação Especial, Inclusão, Direitos Humanos, universidade pública, judiciário.de conflitos coletivamente pela sensibilização, prevenção, diminuição, combate de violência e outros conflitos.

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