Esse trabalho faz parte de uma pesquisa de mestrado em desenvolvimento sobre os desafios e possibilidades dos professores em início de carreira, o mesmo tem como objetivo geral compreender como ocorre o processo formativos dos professores de geografia, e suas implicações na atuação do docente. É importante destacamos os inúmeros desafios de professores em início de carreira, desde falta de estrutura física da escola, suporte pedagógico, salários baixos, redução da carga horária da disciplina de geografia, e a obrigatoriedade de execução de um currículo de cunho basicamente tecnicista que não valoriza o desenvolvimento crítico/reflexivo do aluno. Desse modo, adotamos como objetivos específicos: refletir sobre a atuação dos professores de geografia no início de carreira, e seus desafios na educação básica; identificar e analisar as relações entre as instituições formadoras suas implicações e contribuições para atuação docente; verificar o uso de diferentes métodos e metodologias adotados pelos professores de geografia no início de carreira, e suas contribuições para processos formativos dos educandos na educação básica. Ao falarmos em professores em início de carreira temos como aporte teórico Cavalcanti (2012), Castro (2015), Castrogiovanni (2014), Alarcão (2011) essas são alguns referenciais dentre outros utilizados na pesquisa. Utilizaremos como o instrumento de pesquisa questionário semiaberto e entrevista, desse modo buscaremos entender os percursos escolhidos pelos professores, visto que muitos seguem à docência pausando sua formação acadêmico, e outros por vezes ingressam e dão continuidade a sua formação de maneira simultânea com a profissão docente, pois muitos sentem essa necessidade de uma melhor preparação para atuação na educação básica principalmente por diferentes mudanças que vêm ocorrendo no cenário educacional.