A gamificação de conteúdos educativos é uma ferramenta interessante para levar o conhecimento aos alunos de maneira mais lúdica, além de inseri-los como protagonistas do próprio ensino. O objetivo deste trabalho foi produzir jogos didáticos relacionados à biota marinha, especialmente os macrovertebrados, para que crianças tenham o conhecimento ativo desse assunto, além de sensibilizar quanto à questão da conservação e poluição ambiental. A aplicação deste relato de experiência ocorreu em junho de 2022, na “I Exposição Conhecendo os Animais Marinhos para Proteger”, promovida pelo Projeto Cetáceos da Costa Branca (PCCB), em comemoração à Semana do Meio Ambiente da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) realizada no Partage Shopping, localizado na cidade de Mossoró - Rio Grande do Norte. Durante a exposição foram apresentados dois jogos virtuais que foram elaborados com a temática marinha. O primeiro jogo foi intitulado “Qual é a minha alimentação?” fabricado na plataforma Genially, o qual os praticantes deveriam unir o alimento correto que é mais comum na nutrição dos animais marinhos (especificamente, tartaruga, baleia, boto-cinza, peixe-boi e ave marinha), porém encontravam alguns desafios, como sacolas plásticas e outros objetos poluidores daquele ambiente. Ainda, o segundo jogo intitulado “Biota Game” foi produzido na plataforma Quizziz, onde os participantes deveriam responder cada questão sobre a biologia, problemas ambientais, anatomia e fisiologia de cetáceos, sirênios, quelônios e aves marinhas com a alternativa correta dentre as opções. Com isso, percebeu-se um grande interesse nos jogos não só por parte das crianças, mas também do público de adolescentes e adultos, sendo relatado pelos participantes que a cada nova pergunta, um novo conhecimento surgia de forma leve e dinâmica. Conhecimento esse que por muitas vezes acaba sendo de difícil acesso para parte da população, mas que é de extrema importância para a sensibilização e conscientização ambiental de jovens e adultos.