Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

GAMIFICAÇÃO NA EDUCAÇÃO: A IMPORTÂNCIA DA METODOLOGIA NO ENSINO DA BIOLOGIA MARINHA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 14 - Educação Ambiental
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 99454
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 6318
    "inscrito_id" => 16661
    "titulo" => "GAMIFICAÇÃO NA EDUCAÇÃO: A IMPORTÂNCIA DA METODOLOGIA NO ENSINO DA BIOLOGIA MARINHA"
    "resumo" => "A gamificação de conteúdos educativos é uma ferramenta interessante para levar o conhecimento aos alunos de maneira mais lúdica, além de inseri-los como protagonistas do próprio ensino. O objetivo deste trabalho foi produzir jogos didáticos relacionados à biota marinha, especialmente os macrovertebrados, para que crianças tenham o conhecimento ativo desse assunto, além de sensibilizar quanto à questão da conservação e poluição ambiental. A aplicação deste relato de experiência ocorreu em junho de 2022, na “I Exposição Conhecendo os Animais Marinhos para Proteger”, promovida pelo Projeto Cetáceos da Costa Branca (PCCB), em comemoração à Semana do Meio Ambiente da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) realizada no Partage Shopping, localizado na cidade de Mossoró - Rio Grande do Norte. Durante a exposição foram apresentados dois jogos virtuais que foram elaborados com a temática marinha. O primeiro jogo foi intitulado “Qual é a minha alimentação?” fabricado na plataforma Genially, o qual os praticantes deveriam unir o alimento correto que é mais comum na nutrição dos animais marinhos (especificamente, tartaruga, baleia, boto-cinza, peixe-boi e ave marinha), porém encontravam alguns desafios, como sacolas plásticas e outros objetos poluidores daquele ambiente. Ainda, o segundo jogo intitulado “Biota Game” foi produzido na plataforma Quizziz, onde os participantes deveriam responder cada questão sobre a biologia, problemas ambientais, anatomia e fisiologia de cetáceos, sirênios, quelônios e aves marinhas com a alternativa correta dentre as opções. Com isso, percebeu-se um grande interesse nos jogos não só por parte das crianças, mas também do público de adolescentes e adultos, sendo relatado pelos participantes que a cada nova pergunta, um novo conhecimento surgia de forma leve e dinâmica. Conhecimento esse que por muitas vezes acaba sendo de difícil acesso para parte da população, mas que é de extrema importância para a sensibilização e conscientização ambiental de jovens e adultos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID16661_TB6318_14112023085644.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALAN VICTOR ANDRADE CANTON"
    "autor_nome_curto" => "ALAN CANTON"
    "autor_email" => "alanvictor928@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 99454
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 6318
    "inscrito_id" => 16661
    "titulo" => "GAMIFICAÇÃO NA EDUCAÇÃO: A IMPORTÂNCIA DA METODOLOGIA NO ENSINO DA BIOLOGIA MARINHA"
    "resumo" => "A gamificação de conteúdos educativos é uma ferramenta interessante para levar o conhecimento aos alunos de maneira mais lúdica, além de inseri-los como protagonistas do próprio ensino. O objetivo deste trabalho foi produzir jogos didáticos relacionados à biota marinha, especialmente os macrovertebrados, para que crianças tenham o conhecimento ativo desse assunto, além de sensibilizar quanto à questão da conservação e poluição ambiental. A aplicação deste relato de experiência ocorreu em junho de 2022, na “I Exposição Conhecendo os Animais Marinhos para Proteger”, promovida pelo Projeto Cetáceos da Costa Branca (PCCB), em comemoração à Semana do Meio Ambiente da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) realizada no Partage Shopping, localizado na cidade de Mossoró - Rio Grande do Norte. Durante a exposição foram apresentados dois jogos virtuais que foram elaborados com a temática marinha. O primeiro jogo foi intitulado “Qual é a minha alimentação?” fabricado na plataforma Genially, o qual os praticantes deveriam unir o alimento correto que é mais comum na nutrição dos animais marinhos (especificamente, tartaruga, baleia, boto-cinza, peixe-boi e ave marinha), porém encontravam alguns desafios, como sacolas plásticas e outros objetos poluidores daquele ambiente. Ainda, o segundo jogo intitulado “Biota Game” foi produzido na plataforma Quizziz, onde os participantes deveriam responder cada questão sobre a biologia, problemas ambientais, anatomia e fisiologia de cetáceos, sirênios, quelônios e aves marinhas com a alternativa correta dentre as opções. Com isso, percebeu-se um grande interesse nos jogos não só por parte das crianças, mas também do público de adolescentes e adultos, sendo relatado pelos participantes que a cada nova pergunta, um novo conhecimento surgia de forma leve e dinâmica. Conhecimento esse que por muitas vezes acaba sendo de difícil acesso para parte da população, mas que é de extrema importância para a sensibilização e conscientização ambiental de jovens e adultos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID16661_TB6318_14112023085644.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALAN VICTOR ANDRADE CANTON"
    "autor_nome_curto" => "ALAN CANTON"
    "autor_email" => "alanvictor928@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

A gamificação de conteúdos educativos é uma ferramenta interessante para levar o conhecimento aos alunos de maneira mais lúdica, além de inseri-los como protagonistas do próprio ensino. O objetivo deste trabalho foi produzir jogos didáticos relacionados à biota marinha, especialmente os macrovertebrados, para que crianças tenham o conhecimento ativo desse assunto, além de sensibilizar quanto à questão da conservação e poluição ambiental. A aplicação deste relato de experiência ocorreu em junho de 2022, na “I Exposição Conhecendo os Animais Marinhos para Proteger”, promovida pelo Projeto Cetáceos da Costa Branca (PCCB), em comemoração à Semana do Meio Ambiente da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) realizada no Partage Shopping, localizado na cidade de Mossoró - Rio Grande do Norte. Durante a exposição foram apresentados dois jogos virtuais que foram elaborados com a temática marinha. O primeiro jogo foi intitulado “Qual é a minha alimentação?” fabricado na plataforma Genially, o qual os praticantes deveriam unir o alimento correto que é mais comum na nutrição dos animais marinhos (especificamente, tartaruga, baleia, boto-cinza, peixe-boi e ave marinha), porém encontravam alguns desafios, como sacolas plásticas e outros objetos poluidores daquele ambiente. Ainda, o segundo jogo intitulado “Biota Game” foi produzido na plataforma Quizziz, onde os participantes deveriam responder cada questão sobre a biologia, problemas ambientais, anatomia e fisiologia de cetáceos, sirênios, quelônios e aves marinhas com a alternativa correta dentre as opções. Com isso, percebeu-se um grande interesse nos jogos não só por parte das crianças, mas também do público de adolescentes e adultos, sendo relatado pelos participantes que a cada nova pergunta, um novo conhecimento surgia de forma leve e dinâmica. Conhecimento esse que por muitas vezes acaba sendo de difícil acesso para parte da população, mas que é de extrema importância para a sensibilização e conscientização ambiental de jovens e adultos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.