A Educação Ambiental (EA) objetiva amparar a base ecológica, através da conscientização dos sujeitos sociais, preocupada com a forma de ensinar e como devemos atuar com o intuito de estimular a criação de ações para a proteção da natureza. Desse modo, é preciso entender que o meio ambiente é representado pelo conjunto das condições, leis, influência e interações de ordem física, química, biológica, social, cultural e urbanística, que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas. Portanto, ela estimula mudanças de comportamento que são danosos ao meio ambiente, sendo assim vários temas como desmatamento, poluição, descarte incorreto do lixo e consumo consciente devem ser abordados dentro do âmbito escolar, todavia é indispensável que a educação sustentável também seja executada, e não que apenas fique na teoria, ou seja, o que é ensinado aos alunos em sala deve acontecer na pratica, nessa perspectiva, a EA deve ser parte da rotina escolar para manter a qualidade de vida ambiental. Logo, trazer a relevância significativa ao buscar formas de implementar a educação ambiental por meio de palestras, práticas ou aulas em laboratórios, fortalece assuntos abordados em sala de aula e quais deles são executados dentro das salas de aula do IFMA campus Codó. Por conseguinte, a aula prática busca fixar o conteúdo aprendido em sala de aula, permitindo que os estudantes aprendam com o conhecimento adquirido. Dessa maneira, a educação ambiental tem papel ativo na condução do desenvolvimento sustentável na medida em que promove o conhecimento, mas também inspira ações e mudanças comportamentais e de valores, os quais desembocam no desenvolvimento que deve ter como premissa a qualidade ambiental compreendida como bem-estar de todos os elementos, atores e dimensões do ambiente em suas diversas escalas, percebendo esse espaço como interativo, articulado e assegurado pelo equilíbrio dinâmico.