Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PRÁTICA PEDAGÓGICA FACILITADORA: A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CONTEXTO ESCOLAR CONTRIBUINDO PARA O DESENVOLVIMENTO DA TEORIA À PRÁTICA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 14 - Educação Ambiental
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 97197
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 3374
    "inscrito_id" => 1950
    "titulo" => "PRÁTICA PEDAGÓGICA FACILITADORA: A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CONTEXTO ESCOLAR CONTRIBUINDO PARA O DESENVOLVIMENTO DA TEORIA À PRÁTICA"
    "resumo" => "A Educação Ambiental (EA) objetiva amparar a base ecológica, através da conscientização dos sujeitos sociais, preocupada com a forma de ensinar e como devemos atuar com o intuito de estimular a criação de ações para a proteção da natureza. Desse modo, é preciso entender que o meio ambiente é representado pelo conjunto das condições, leis, influência e interações de ordem física, química, biológica, social, cultural e urbanística, que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas. Portanto, ela estimula mudanças de comportamento que são danosos ao meio ambiente, sendo assim vários temas como desmatamento, poluição, descarte incorreto do lixo e consumo consciente devem ser abordados dentro do âmbito escolar, todavia é indispensável que a educação sustentável também seja executada, e não que apenas fique na teoria, ou seja, o que é ensinado aos alunos em sala deve acontecer na pratica, nessa perspectiva, a EA deve ser parte da rotina escolar para manter a qualidade de vida ambiental. Logo, trazer a relevância significativa ao buscar formas de implementar a educação ambiental por meio de palestras, práticas ou aulas em laboratórios, fortalece assuntos abordados em sala de aula e quais deles são executados dentro das salas de aula do IFMA campus Codó. Por conseguinte, a aula prática busca fixar o conteúdo aprendido em sala de aula, permitindo que os estudantes aprendam com o conhecimento adquirido. Dessa maneira, a educação ambiental tem papel ativo na condução do desenvolvimento sustentável na medida em que promove o conhecimento, mas também inspira ações e mudanças comportamentais e de valores, os quais desembocam no desenvolvimento que deve ter como premissa a qualidade ambiental compreendida como bem-estar de todos os elementos, atores e dimensões do ambiente em suas diversas escalas, percebendo esse espaço como interativo, articulado e assegurado pelo equilíbrio dinâmico."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID1950_TB3374_22052023175448.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "IZADORA PORTELA DE SOUSA FERNANDES"
    "autor_nome_curto" => "IZADORA PORTELA"
    "autor_email" => "izadoraportela36099@gmail"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO (IFMA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 97197
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 3374
    "inscrito_id" => 1950
    "titulo" => "PRÁTICA PEDAGÓGICA FACILITADORA: A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CONTEXTO ESCOLAR CONTRIBUINDO PARA O DESENVOLVIMENTO DA TEORIA À PRÁTICA"
    "resumo" => "A Educação Ambiental (EA) objetiva amparar a base ecológica, através da conscientização dos sujeitos sociais, preocupada com a forma de ensinar e como devemos atuar com o intuito de estimular a criação de ações para a proteção da natureza. Desse modo, é preciso entender que o meio ambiente é representado pelo conjunto das condições, leis, influência e interações de ordem física, química, biológica, social, cultural e urbanística, que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas. Portanto, ela estimula mudanças de comportamento que são danosos ao meio ambiente, sendo assim vários temas como desmatamento, poluição, descarte incorreto do lixo e consumo consciente devem ser abordados dentro do âmbito escolar, todavia é indispensável que a educação sustentável também seja executada, e não que apenas fique na teoria, ou seja, o que é ensinado aos alunos em sala deve acontecer na pratica, nessa perspectiva, a EA deve ser parte da rotina escolar para manter a qualidade de vida ambiental. Logo, trazer a relevância significativa ao buscar formas de implementar a educação ambiental por meio de palestras, práticas ou aulas em laboratórios, fortalece assuntos abordados em sala de aula e quais deles são executados dentro das salas de aula do IFMA campus Codó. Por conseguinte, a aula prática busca fixar o conteúdo aprendido em sala de aula, permitindo que os estudantes aprendam com o conhecimento adquirido. Dessa maneira, a educação ambiental tem papel ativo na condução do desenvolvimento sustentável na medida em que promove o conhecimento, mas também inspira ações e mudanças comportamentais e de valores, os quais desembocam no desenvolvimento que deve ter como premissa a qualidade ambiental compreendida como bem-estar de todos os elementos, atores e dimensões do ambiente em suas diversas escalas, percebendo esse espaço como interativo, articulado e assegurado pelo equilíbrio dinâmico."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID1950_TB3374_22052023175448.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "IZADORA PORTELA DE SOUSA FERNANDES"
    "autor_nome_curto" => "IZADORA PORTELA"
    "autor_email" => "izadoraportela36099@gmail"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO (IFMA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

A Educação Ambiental (EA) objetiva amparar a base ecológica, através da conscientização dos sujeitos sociais, preocupada com a forma de ensinar e como devemos atuar com o intuito de estimular a criação de ações para a proteção da natureza. Desse modo, é preciso entender que o meio ambiente é representado pelo conjunto das condições, leis, influência e interações de ordem física, química, biológica, social, cultural e urbanística, que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas. Portanto, ela estimula mudanças de comportamento que são danosos ao meio ambiente, sendo assim vários temas como desmatamento, poluição, descarte incorreto do lixo e consumo consciente devem ser abordados dentro do âmbito escolar, todavia é indispensável que a educação sustentável também seja executada, e não que apenas fique na teoria, ou seja, o que é ensinado aos alunos em sala deve acontecer na pratica, nessa perspectiva, a EA deve ser parte da rotina escolar para manter a qualidade de vida ambiental. Logo, trazer a relevância significativa ao buscar formas de implementar a educação ambiental por meio de palestras, práticas ou aulas em laboratórios, fortalece assuntos abordados em sala de aula e quais deles são executados dentro das salas de aula do IFMA campus Codó. Por conseguinte, a aula prática busca fixar o conteúdo aprendido em sala de aula, permitindo que os estudantes aprendam com o conhecimento adquirido. Dessa maneira, a educação ambiental tem papel ativo na condução do desenvolvimento sustentável na medida em que promove o conhecimento, mas também inspira ações e mudanças comportamentais e de valores, os quais desembocam no desenvolvimento que deve ter como premissa a qualidade ambiental compreendida como bem-estar de todos os elementos, atores e dimensões do ambiente em suas diversas escalas, percebendo esse espaço como interativo, articulado e assegurado pelo equilíbrio dinâmico.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.