Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A BNC-FORMAÇÃO E SUAS ASSOCIAÇÕES: (DES)COBRINDO SIGNIFICADOS QUE NOS ESCAPAM

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 02 - Didática e Currículo
0 of 0
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 96591 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 2572 "inscrito_id" => 5528 "titulo" => "A BNC-FORMAÇÃO E SUAS ASSOCIAÇÕES: (DES)COBRINDO SIGNIFICADOS QUE NOS ESCAPAM" "resumo" => "O uso das palavras nas reformas educativas vem sendo amplamente estudado por diversos pesquisadores no intuito de evidenciar os agregamentos retóricos que descaracterizam o campo da Educação. Na esteira da linguagem, estudos sinalizam o centramento à ideia de profissionalização numa teia conceitual composta de termos que evocam empregabilidade, eficiência e eficácia, referenciando um vocabulário implementador de monitoramento, gerenciamento e avaliação quantitativa dos sujeitos. Nesta pesquisa qualitativa, apoiada na análise documental, pretende-se clarificar a (s) influência (s) vocabular orientadora (s) na Resolução nº 2/2019, que define e institui respectivamente as Diretrizes Curriculares Nacionais e a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica com o objetivo de identificar palavras e vocábulos recorrentes que levem a introdução de estratégias limitantes e de simplificação da docência. Verifica-se que outros campos, especialmente da área empresarial, vêm impondo novas terminologias à Educação a partir das políticas educacionais. Essa investida mercadológica na formação docente visa à promoção de uma formação sucateada e reduzida ao treinamento de habilidades necessárias a padronização das ações pedagógicas para o atingimento de melhores escores nas avaliações externas e de ranqueamento internacional. Diante desse quadro, reafirmamos a importância de mobilizarmos clareamentos de posições, refinamento de conceitos dentro de um projeto de educação emancipatória e participante dos processos de transformação estrutural da sociedade.O uso das palavras nas reformas educativas vem sendo amplamente estudado por diversos pesquisadores no intuito de evidenciar os agregamentos retóricos que desca" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID5528_TB2572_07052023145656.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SANDRO TIAGO DA SILVA FIGUEIRA" "autor_nome_curto" => "Tiago Figueira" "autor_email" => "figueiras.tiago@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE (UFF)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 96591 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 2572 "inscrito_id" => 5528 "titulo" => "A BNC-FORMAÇÃO E SUAS ASSOCIAÇÕES: (DES)COBRINDO SIGNIFICADOS QUE NOS ESCAPAM" "resumo" => "O uso das palavras nas reformas educativas vem sendo amplamente estudado por diversos pesquisadores no intuito de evidenciar os agregamentos retóricos que descaracterizam o campo da Educação. Na esteira da linguagem, estudos sinalizam o centramento à ideia de profissionalização numa teia conceitual composta de termos que evocam empregabilidade, eficiência e eficácia, referenciando um vocabulário implementador de monitoramento, gerenciamento e avaliação quantitativa dos sujeitos. Nesta pesquisa qualitativa, apoiada na análise documental, pretende-se clarificar a (s) influência (s) vocabular orientadora (s) na Resolução nº 2/2019, que define e institui respectivamente as Diretrizes Curriculares Nacionais e a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica com o objetivo de identificar palavras e vocábulos recorrentes que levem a introdução de estratégias limitantes e de simplificação da docência. Verifica-se que outros campos, especialmente da área empresarial, vêm impondo novas terminologias à Educação a partir das políticas educacionais. Essa investida mercadológica na formação docente visa à promoção de uma formação sucateada e reduzida ao treinamento de habilidades necessárias a padronização das ações pedagógicas para o atingimento de melhores escores nas avaliações externas e de ranqueamento internacional. Diante desse quadro, reafirmamos a importância de mobilizarmos clareamentos de posições, refinamento de conceitos dentro de um projeto de educação emancipatória e participante dos processos de transformação estrutural da sociedade.O uso das palavras nas reformas educativas vem sendo amplamente estudado por diversos pesquisadores no intuito de evidenciar os agregamentos retóricos que desca" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID5528_TB2572_07052023145656.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SANDRO TIAGO DA SILVA FIGUEIRA" "autor_nome_curto" => "Tiago Figueira" "autor_email" => "figueiras.tiago@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE (UFF)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O uso das palavras nas reformas educativas vem sendo amplamente estudado por diversos pesquisadores no intuito de evidenciar os agregamentos retóricos que descaracterizam o campo da Educação. Na esteira da linguagem, estudos sinalizam o centramento à ideia de profissionalização numa teia conceitual composta de termos que evocam empregabilidade, eficiência e eficácia, referenciando um vocabulário implementador de monitoramento, gerenciamento e avaliação quantitativa dos sujeitos. Nesta pesquisa qualitativa, apoiada na análise documental, pretende-se clarificar a (s) influência (s) vocabular orientadora (s) na Resolução nº 2/2019, que define e institui respectivamente as Diretrizes Curriculares Nacionais e a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica com o objetivo de identificar palavras e vocábulos recorrentes que levem a introdução de estratégias limitantes e de simplificação da docência. Verifica-se que outros campos, especialmente da área empresarial, vêm impondo novas terminologias à Educação a partir das políticas educacionais. Essa investida mercadológica na formação docente visa à promoção de uma formação sucateada e reduzida ao treinamento de habilidades necessárias a padronização das ações pedagógicas para o atingimento de melhores escores nas avaliações externas e de ranqueamento internacional. Diante desse quadro, reafirmamos a importância de mobilizarmos clareamentos de posições, refinamento de conceitos dentro de um projeto de educação emancipatória e participante dos processos de transformação estrutural da sociedade.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.