A conexão estabelecida entre esses os conceitos de Alfabetização e Letramento é o que traz à tona o ponto de partida desta pesquisa, sendo considerada a importância da associação dos elementos pertencentes à alfabetização e daqueles que são característicos do viés do letramento. Pressupõe-se a necessidade da integração destes processos, entendendo que a aprendizagem da leitura e da escrita deve ser baseada em uma construção significativa para o estudante. Em outras palavras, esta pesquisa trata sobre a transcendência entre as propostas alfabetizadoras utilizadas nos espaços escolares, tangenciadas pelas práticas sociais elucidadas pelo letramento, utilizando como aporto estrutural e metodológico os novos recursos digitais. A integração desses elementos contribui de forma potente não só para aquisição de saberes acadêmicos, mas para o desenvolvimento de seu protagonismo enquanto ser social. O ponto de partida para as reflexões desta pesquisa está ligado à criação de Sequências Didáticas, que visam desenvolver sistematicamente conceitos e conteúdos pertencentes principalmente a área de Linguagens, que envolve diversos componentes curriculares, inclusive a Língua Portuguesa, tendo como objetivo possibilitar aos estudantes vivências onde possam conhecer diferentes práticas de linguagem, assim como interagir com elas. Durante a pesquisa, foi dada a devida ênfase ao uso dos novos recursos digitais e seus avanços e na inserção da tecnologia, principalmente após a pandemia do COVID-19, onde tornou-se necessária a reflexão dos educadores sobre as metodologias relacionadas às práticas alfabetizadoras.