SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS DIGITAIS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO: PRÁTICAS DE REFORÇO ESCOLAR NA ALFABETIZAÇÃO
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 95376 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 958 "inscrito_id" => 9653 "titulo" => "SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS DIGITAIS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO: PRÁTICAS DE REFORÇO ESCOLAR NA ALFABETIZAÇÃO" "resumo" => "A conexão estabelecida entre esses os conceitos de Alfabetização e Letramento é o que traz à tona o ponto de partida desta pesquisa, sendo considerada a importância da associação dos elementos pertencentes à alfabetização e daqueles que são característicos do viés do letramento. Pressupõe-se a necessidade da integração destes processos, entendendo que a aprendizagem da leitura e da escrita deve ser baseada em uma construção significativa para o estudante. Em outras palavras, esta pesquisa trata sobre a transcendência entre as propostas alfabetizadoras utilizadas nos espaços escolares, tangenciadas pelas práticas sociais elucidadas pelo letramento, utilizando como aporto estrutural e metodológico os novos recursos digitais. A integração desses elementos contribui de forma potente não só para aquisição de saberes acadêmicos, mas para o desenvolvimento de seu protagonismo enquanto ser social. O ponto de partida para as reflexões desta pesquisa está ligado à criação de Sequências Didáticas, que visam desenvolver sistematicamente conceitos e conteúdos pertencentes principalmente a área de Linguagens, que envolve diversos componentes curriculares, inclusive a Língua Portuguesa, tendo como objetivo possibilitar aos estudantes vivências onde possam conhecer diferentes práticas de linguagem, assim como interagir com elas. Durante a pesquisa, foi dada a devida ênfase ao uso dos novos recursos digitais e seus avanços e na inserção da tecnologia, principalmente após a pandemia do COVID-19, onde tornou-se necessária a reflexão dos educadores sobre as metodologias relacionadas às práticas alfabetizadoras." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID9653_TB958_10112023183125.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIANE BARBOSA DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "Mariane Barbosa" "autor_email" => "prof.marianeb.oliveira@gm" "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO CARIOCA (UNICARIOCA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 95376 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 958 "inscrito_id" => 9653 "titulo" => "SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS DIGITAIS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO: PRÁTICAS DE REFORÇO ESCOLAR NA ALFABETIZAÇÃO" "resumo" => "A conexão estabelecida entre esses os conceitos de Alfabetização e Letramento é o que traz à tona o ponto de partida desta pesquisa, sendo considerada a importância da associação dos elementos pertencentes à alfabetização e daqueles que são característicos do viés do letramento. Pressupõe-se a necessidade da integração destes processos, entendendo que a aprendizagem da leitura e da escrita deve ser baseada em uma construção significativa para o estudante. Em outras palavras, esta pesquisa trata sobre a transcendência entre as propostas alfabetizadoras utilizadas nos espaços escolares, tangenciadas pelas práticas sociais elucidadas pelo letramento, utilizando como aporto estrutural e metodológico os novos recursos digitais. A integração desses elementos contribui de forma potente não só para aquisição de saberes acadêmicos, mas para o desenvolvimento de seu protagonismo enquanto ser social. O ponto de partida para as reflexões desta pesquisa está ligado à criação de Sequências Didáticas, que visam desenvolver sistematicamente conceitos e conteúdos pertencentes principalmente a área de Linguagens, que envolve diversos componentes curriculares, inclusive a Língua Portuguesa, tendo como objetivo possibilitar aos estudantes vivências onde possam conhecer diferentes práticas de linguagem, assim como interagir com elas. Durante a pesquisa, foi dada a devida ênfase ao uso dos novos recursos digitais e seus avanços e na inserção da tecnologia, principalmente após a pandemia do COVID-19, onde tornou-se necessária a reflexão dos educadores sobre as metodologias relacionadas às práticas alfabetizadoras." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID9653_TB958_10112023183125.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIANE BARBOSA DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "Mariane Barbosa" "autor_email" => "prof.marianeb.oliveira@gm" "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO CARIOCA (UNICARIOCA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }