O intercâmbio é um programa no qual permite que estudantes ou profissionais vivam, estudem ou trabalhem em um país estrangeiro, promovendo a imersão cultural e o aprendizado de uma nova língua. Sua importância consiste em oferecer aos participantes a oportunidade de aprender novas habilidades e conhecimentos, ampliar sua perspectiva cultural e desenvolver sua capacidade de adaptação e interação social, além de promover a sua formação acadêmica e profissional. O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), por meio da Assessoria de Extensão e Relações Internacionais (Aseri), proporcionou um intercâmbio de alguns alunos de licenciatura em Química para a Universidade Pedagógica Nacional da Colômbia (UPN) durante um semestre. Diante disso, o presente artigo visa relatar a experiência de um aluno Brasileiro em intercâmbio na Colômbia, destacando os principais desafios enfrentados, aprendizagens adquiridas e contribuições para sua formação pessoal e acadêmica. Trata-se de uma pesquisa descritiva, que consistiu no relato das disciplinas escolhidas, atividades extracurriculares desenvolvidas, bem como a participação em eventos culturais e sociais da cidade de Bogotá, proporcionando uma compreensão mais completa da experiência de intercâmbio dos alunos de licenciatura em Química do IFRN na UPN. Os resultados mostram que a experiência foi enriquecedora e contribuiu para a ampliação dos seus conhecimentos em Química, aprimoramento da fluência em espanhol e desenvolvimento de habilidades e competências pessoais. Em suma, pode-se afirmar que o intercâmbio acadêmico proporciona uma experiência única e enriquecedora, capaz de ampliar os horizontes pessoais e profissionais dos participantes. Portanto, recomenda-se essa vivência a todos os estudantes que desejam se tornar educadores globais e cidadãos conscientes, capazes de compreender e respeitar as diferentes culturas ao redor do mundo.