Esta pesquisa busca analisar os Projetos Pedagógicos do curso de Psicologia em Instituições Privadas da Paraíba sob a perspectiva de gênero e sexualidade, com o intuito de identificar possíveis lacunas e avanços na abordagem dessas temáticas na formação acadêmica. Para isso, será realizada uma pesquisa documental, a partir de uma abordagem qualitativa e exploratória. O referencial teórico-metodológico baseia-se em autores que discutem gênero e sexualidade, tais como Foucault (1976), Louro (1997), e Butler (2003), além dos documentos legais que orientam a educação brasileira, como a Lei de Diretrizes, as Bases da Educação Nacional (LDB) e o Código de Ética do Profissional de Psicologia. A análise dos projetos pedagógicos levará em conta a presença de disciplinas específicas sobre gênero e sexualidade, sobre a abordagem dessas temáticas em disciplinas obrigatórias e sobre a existência de grupos de pesquisa ou extensão voltados para essas questões. Dessa forma, espera-se obter uma compreensão mais clara do panorama da formação em Psicologia na Paraíba no que se refere à abordagem das temáticas de gênero e sexualidade. Além disso, os resultados poderão trazer contribuições significativas para esta área de estudos, permitindo uma análise mais aprofundada dos desafios e perspectivas no contexto atual, contribuindo, assim, para uma formação acadêmica mais inclusiva e consciente das diversidades em gênero e sexualidade, capacitando profissionais para atuarem de forma responsável e equitativa na sociedade.