Artigo Anais VIII EPBEM

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-0042

ANÁLISE DE PROBLEMAS RESOLVIDOS POR ALUNOS DO ENSINO MÉDIO ENVOLVENDO A GRANDEZA VOLUME: UM ESTUDO SOB A ÓTICA DA TEORIA DOS CAMPOS CONCEITUAIS

Palavra-chaves: GRANDEZAS E MEDIDAS, TEORIA DOS CAMPOS CONCEITUAIS, VOLUME Comunicação Científica (CC) Educação Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio (EMAIEFEM)
"2014-11-28 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 9538
    "edicao_id" => 26
    "trabalho_id" => 226
    "inscrito_id" => 268
    "titulo" => "ANÁLISE DE PROBLEMAS RESOLVIDOS POR ALUNOS DO ENSINO MÉDIO ENVOLVENDO A GRANDEZA VOLUME: UM ESTUDO SOB A ÓTICA DA TEORIA DOS CAMPOS CONCEITUAIS"
    "resumo" => "Este trabalho consistiu de uma investigação exploratória, cujo objetivo foi identificar elementos mobilizados por 15 alunos do Ensino médio de uma escola particular do município do Recife referentes ao conceito de volume. Adotamos como aporte teórico a Teoria dos Campos Conceituais desenvolvida por Gérard Vergnaud e colaboradores. Analisamos como os alunos do ensino médio lidam com situações de volume, aplicando três atividades com 15 alunos de uma escola da rede particular. Percebemos lacunas e entraves com respeito às relações entre volume e outros conceitos como o de massa e de área. Dentre os resultados, constatou-se que os alunos não se apropriaram do conceito de volume e dão ênfase à medida, evidenciando a importância de se trabalhar outros tipos de situações envolvendo a grandeza volume."
    "modalidade" => "Comunicação Científica (CC)"
    "area_tematica" => "Educação Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio (EMAIEFEM)"
    "palavra_chave" => "GRANDEZAS E MEDIDAS, TEORIA DOS CAMPOS CONCEITUAIS, VOLUME"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_22_10_2014_21_51_13_idinscrito_268_067b676170aa8a8667edee9b090e2e6a.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:38:10"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA PAULA NUNES BRAZ FIGUEIREDO"
    "autor_nome_curto" => "ANA FIGUEIREDO"
    "autor_email" => "apnb.figueiredo@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-viii-epbem"
    "edicao_nome" => "Anais VIII EPBEM"
    "edicao_evento" => "VIII Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/epbem/2014"
    "edicao_logo" => "5e49bf0335510_16022020191531.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186b951d427_22072020133845.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-11-28 23:00:00"
    "publicacao_id" => 4
    "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "publicacao_codigo" => "2317-0042"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 9538
    "edicao_id" => 26
    "trabalho_id" => 226
    "inscrito_id" => 268
    "titulo" => "ANÁLISE DE PROBLEMAS RESOLVIDOS POR ALUNOS DO ENSINO MÉDIO ENVOLVENDO A GRANDEZA VOLUME: UM ESTUDO SOB A ÓTICA DA TEORIA DOS CAMPOS CONCEITUAIS"
    "resumo" => "Este trabalho consistiu de uma investigação exploratória, cujo objetivo foi identificar elementos mobilizados por 15 alunos do Ensino médio de uma escola particular do município do Recife referentes ao conceito de volume. Adotamos como aporte teórico a Teoria dos Campos Conceituais desenvolvida por Gérard Vergnaud e colaboradores. Analisamos como os alunos do ensino médio lidam com situações de volume, aplicando três atividades com 15 alunos de uma escola da rede particular. Percebemos lacunas e entraves com respeito às relações entre volume e outros conceitos como o de massa e de área. Dentre os resultados, constatou-se que os alunos não se apropriaram do conceito de volume e dão ênfase à medida, evidenciando a importância de se trabalhar outros tipos de situações envolvendo a grandeza volume."
    "modalidade" => "Comunicação Científica (CC)"
    "area_tematica" => "Educação Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio (EMAIEFEM)"
    "palavra_chave" => "GRANDEZAS E MEDIDAS, TEORIA DOS CAMPOS CONCEITUAIS, VOLUME"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_22_10_2014_21_51_13_idinscrito_268_067b676170aa8a8667edee9b090e2e6a.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:38:10"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA PAULA NUNES BRAZ FIGUEIREDO"
    "autor_nome_curto" => "ANA FIGUEIREDO"
    "autor_email" => "apnb.figueiredo@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-viii-epbem"
    "edicao_nome" => "Anais VIII EPBEM"
    "edicao_evento" => "VIII Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/epbem/2014"
    "edicao_logo" => "5e49bf0335510_16022020191531.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186b951d427_22072020133845.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-11-28 23:00:00"
    "publicacao_id" => 4
    "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "publicacao_codigo" => "2317-0042"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2014

Resumo

Este trabalho consistiu de uma investigação exploratória, cujo objetivo foi identificar elementos mobilizados por 15 alunos do Ensino médio de uma escola particular do município do Recife referentes ao conceito de volume. Adotamos como aporte teórico a Teoria dos Campos Conceituais desenvolvida por Gérard Vergnaud e colaboradores. Analisamos como os alunos do ensino médio lidam com situações de volume, aplicando três atividades com 15 alunos de uma escola da rede particular. Percebemos lacunas e entraves com respeito às relações entre volume e outros conceitos como o de massa e de área. Dentre os resultados, constatou-se que os alunos não se apropriaram do conceito de volume e dão ênfase à medida, evidenciando a importância de se trabalhar outros tipos de situações envolvendo a grandeza volume.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.