Este trabalho tem por objetivo apresentar e descrever ações de extensão realizadas em parceria com escolas de Ensino Fundamental e Médio para o ensino de língua inglesa por meio de um projeto de internacionalização universitária. A internacionalização da educação superior corresponde a uma integração de dimensões internacionais no ensino, pesquisa e extensão, assim como nos setores administrativos da universidade (KNIGHT, 2003; JIBEEN, KHAN, 2015; SOUZA, 2018). No que concerne projetos de extensão, esta pesquisa busca relatar duas ações relacionadas ao ensino de inglês que acontecem desde 2018 (exceto 2020 e 2021) na Universidade Estadual do Paraná (Unespar) campus Apucarana, sendo elas: 1) um curso de formação continuada para o desenvolvimento dos aspectos orais de professores de língua inglesa do Ensino Fundamental II e Médio em parceria com o Núcleo Regional de Educação e; 2) um evento de imersão em língua inglesa, onde as escolas se inscrevem para levar seus estudantes ao campus a fim de praticarem o idioma por meio de dinâmicas, jogos e brincadeiras em inglês. Ambas as atividades fazem parte do projeto de extensão intitulado “Internacionalização em casa, ações de extensão e o ensino aprendizagem de língua inglesa na Unespar”, que conta com a participação de professores assistente de língua inglesa (estadunidenses), que veem ao Brasil por meio de um programa da Comissão Fulbright e de discentes do curso de Letras Inglês. Os dados desta pesquisa derivam dos arquivos do projeto e de depoimentos dos acadêmicos e professores envolvidos. Sendo assim, foi possível verificar que as atividades referidas são de extrema importância para fortalecer a parceria entre a universidade e as escolas, pois resulta em momentos de evidente integração dos acadêmicos e docentes do curso de Letras Inglês com professores e estudantes da educação básica, assim como contribui para o desenvolvimento linguístico e cultural de todos os envolvidos, fomentando a internacionalização universitária.