Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PARCERIA UNIVERSIDADE - ESCOLA: AÇÕES DE EXTENSÃO, INTERNACIONALIZAÇÃO UNIVERSITÁRIA E ENSINO DE LÍNGUA INGLESA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 15 - Ensino de línguas
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 96086
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 1882
    "inscrito_id" => 10390
    "titulo" => "PARCERIA UNIVERSIDADE - ESCOLA: AÇÕES DE EXTENSÃO, INTERNACIONALIZAÇÃO UNIVERSITÁRIA E ENSINO DE LÍNGUA INGLESA"
    "resumo" => "Este trabalho tem por objetivo apresentar e descrever ações de extensão realizadas em parceria com escolas de Ensino Fundamental e Médio para o ensino de língua inglesa por meio de um projeto de internacionalização universitária. A internacionalização da educação superior corresponde a uma integração de dimensões internacionais no ensino, pesquisa e extensão, assim como nos setores administrativos da universidade (KNIGHT, 2003; JIBEEN, KHAN, 2015; SOUZA, 2018). No que concerne projetos de extensão, esta pesquisa busca relatar duas ações relacionadas ao ensino de inglês que acontecem desde 2018 (exceto 2020 e 2021) na Universidade Estadual do Paraná (Unespar) campus Apucarana, sendo elas: 1) um curso de formação continuada para o desenvolvimento dos aspectos orais de professores de língua inglesa do Ensino Fundamental II e Médio em parceria com o Núcleo Regional de Educação e; 2) um evento de imersão em língua inglesa, onde as escolas se inscrevem para levar seus estudantes ao campus a fim de praticarem o idioma por meio de dinâmicas, jogos e brincadeiras em inglês. Ambas as atividades fazem parte do projeto de extensão intitulado “Internacionalização em casa, ações de extensão e o ensino aprendizagem de língua inglesa na Unespar”, que conta com a participação de professores assistente de língua inglesa (estadunidenses), que veem ao Brasil por meio de um programa da Comissão Fulbright e de discentes do curso de Letras Inglês. Os dados desta pesquisa derivam dos arquivos do projeto e de depoimentos dos acadêmicos e professores envolvidos. Sendo assim, foi possível verificar que as atividades referidas são de extrema importância para fortalecer a parceria entre a universidade e as escolas, pois resulta em momentos de evidente integração dos acadêmicos e docentes do curso de Letras Inglês com professores e estudantes da educação básica, assim como contribui para o desenvolvimento linguístico e cultural de todos os envolvidos, fomentando a internacionalização universitária."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID10390_TB1882_04052023112356.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JULIANE D'ALMAS"
    "autor_nome_curto" => "JULIANE"
    "autor_email" => "juliane.dalmas@ies.unespa"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ (UNESPAR)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 96086
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 1882
    "inscrito_id" => 10390
    "titulo" => "PARCERIA UNIVERSIDADE - ESCOLA: AÇÕES DE EXTENSÃO, INTERNACIONALIZAÇÃO UNIVERSITÁRIA E ENSINO DE LÍNGUA INGLESA"
    "resumo" => "Este trabalho tem por objetivo apresentar e descrever ações de extensão realizadas em parceria com escolas de Ensino Fundamental e Médio para o ensino de língua inglesa por meio de um projeto de internacionalização universitária. A internacionalização da educação superior corresponde a uma integração de dimensões internacionais no ensino, pesquisa e extensão, assim como nos setores administrativos da universidade (KNIGHT, 2003; JIBEEN, KHAN, 2015; SOUZA, 2018). No que concerne projetos de extensão, esta pesquisa busca relatar duas ações relacionadas ao ensino de inglês que acontecem desde 2018 (exceto 2020 e 2021) na Universidade Estadual do Paraná (Unespar) campus Apucarana, sendo elas: 1) um curso de formação continuada para o desenvolvimento dos aspectos orais de professores de língua inglesa do Ensino Fundamental II e Médio em parceria com o Núcleo Regional de Educação e; 2) um evento de imersão em língua inglesa, onde as escolas se inscrevem para levar seus estudantes ao campus a fim de praticarem o idioma por meio de dinâmicas, jogos e brincadeiras em inglês. Ambas as atividades fazem parte do projeto de extensão intitulado “Internacionalização em casa, ações de extensão e o ensino aprendizagem de língua inglesa na Unespar”, que conta com a participação de professores assistente de língua inglesa (estadunidenses), que veem ao Brasil por meio de um programa da Comissão Fulbright e de discentes do curso de Letras Inglês. Os dados desta pesquisa derivam dos arquivos do projeto e de depoimentos dos acadêmicos e professores envolvidos. Sendo assim, foi possível verificar que as atividades referidas são de extrema importância para fortalecer a parceria entre a universidade e as escolas, pois resulta em momentos de evidente integração dos acadêmicos e docentes do curso de Letras Inglês com professores e estudantes da educação básica, assim como contribui para o desenvolvimento linguístico e cultural de todos os envolvidos, fomentando a internacionalização universitária."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID10390_TB1882_04052023112356.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JULIANE D'ALMAS"
    "autor_nome_curto" => "JULIANE"
    "autor_email" => "juliane.dalmas@ies.unespa"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ (UNESPAR)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Este trabalho tem por objetivo apresentar e descrever ações de extensão realizadas em parceria com escolas de Ensino Fundamental e Médio para o ensino de língua inglesa por meio de um projeto de internacionalização universitária. A internacionalização da educação superior corresponde a uma integração de dimensões internacionais no ensino, pesquisa e extensão, assim como nos setores administrativos da universidade (KNIGHT, 2003; JIBEEN, KHAN, 2015; SOUZA, 2018). No que concerne projetos de extensão, esta pesquisa busca relatar duas ações relacionadas ao ensino de inglês que acontecem desde 2018 (exceto 2020 e 2021) na Universidade Estadual do Paraná (Unespar) campus Apucarana, sendo elas: 1) um curso de formação continuada para o desenvolvimento dos aspectos orais de professores de língua inglesa do Ensino Fundamental II e Médio em parceria com o Núcleo Regional de Educação e; 2) um evento de imersão em língua inglesa, onde as escolas se inscrevem para levar seus estudantes ao campus a fim de praticarem o idioma por meio de dinâmicas, jogos e brincadeiras em inglês. Ambas as atividades fazem parte do projeto de extensão intitulado “Internacionalização em casa, ações de extensão e o ensino aprendizagem de língua inglesa na Unespar”, que conta com a participação de professores assistente de língua inglesa (estadunidenses), que veem ao Brasil por meio de um programa da Comissão Fulbright e de discentes do curso de Letras Inglês. Os dados desta pesquisa derivam dos arquivos do projeto e de depoimentos dos acadêmicos e professores envolvidos. Sendo assim, foi possível verificar que as atividades referidas são de extrema importância para fortalecer a parceria entre a universidade e as escolas, pois resulta em momentos de evidente integração dos acadêmicos e docentes do curso de Letras Inglês com professores e estudantes da educação básica, assim como contribui para o desenvolvimento linguístico e cultural de todos os envolvidos, fomentando a internacionalização universitária.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.