A energia solar é uma fonte de energia limpa e renovável, reduzindo a dependência de combustíveis fósseis não renováveis, podendo ser convertida em eletricidade, aquecimento e iluminação, obtida a partir da radiação solar. O objetivo foi analisar o desenvolvimento de um projeto didático inserido no campo de estágio pelo curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, com a temática de energia solar vivenciada por duas turmas do 8° ano do Ensino Fundamental, localizadas em duas escolas no município de Carpina- PE. As atividades práticas ocorreram no pátio e em sala de aula, com a participação de todos os estudantes, através da construção de pequenas casas com materiais escolhidos pelos estagiários, incluindo os recicláveis, entre eles, garrafas PET´s e papelão; juntamente com a aplicação de questionários de sondagens lúdicos por parte dos estagiários, em que foram propostas perguntas de acordo com o conhecimento dos alunos acerca de conceitos, características e aplicações da energia solar. A associação da atividade lúdica ao contexto socioambiental despertou a criticidade dos alunos, desenvolvendo a criatividade e o despertamento ligados às situações e métodos diários e alternativos para viabilização da economia de energia no ambiente domiciliar, associados à proposta do senso cotidiano, aos quais estão inseridos e interligados toda a comunidade social e escolar, gerando maior engajamento e interação entre docentes e discentes, elevando o nível da compreensão das diversas fontes renováveis de energia, sobretudo, a solar, em seu campo comum e cientifico. Desse modo, as fontes renováveis de energia têm ganhado cada vez mais destaque no cenário mundial atual, ampliando os seus pilares para a educação, na busca da preservação ambiental e desenvolvimento sustentável.