Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O AUDIOVISUAL NA FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE: LINGUAGEM, ESTÉTICA E ANÁLISES EM CENA

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 01 - Formação de Professores
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 98675
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 5310
    "inscrito_id" => 20450
    "titulo" => "O AUDIOVISUAL NA FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE: LINGUAGEM, ESTÉTICA E ANÁLISES EM CENA"
    "resumo" => "Não há como negarmos a realidade ao redor, o audiovisual está presente em diversos aspectos nas nossas vidas. A Lei 13.006/2014 nos traz o indício de que a busca pela aproximação entre o audiovisual e a educação está acontecendo, o que nos leva a refletir sobre a formação inicial docente nesse processo. Como o tema – audiovisual na formação inicial docente – vêm sendo abordado no meio acadêmico? Quais as discussões e que pontos estão sendo considerados relevantes? Com tais questionamentos, a dissertação propôs-se a uma investigação que objetivou analisar, por meio de revisão sistemática de literatura, os estudos que carregam a temática da formação inicial docente, audiovisual e formação estética, buscando compreender de que forma esses assuntos distintos conectam-se em prol dos processos formativos, educacionais e constitutivos dos sujeitos. A investigação e a análise resultaram duas sequências: a primeira, a elaboração da revisão literária das teses e dissertações selecionadas, tratando-se da pretensão inicial deste trabalho; a segunda, decorrente das reflexões despertadas na primeira sequência, teve em seu cenário, como atores principais, a arte, a linguagem, a estética e a criação dos sujeitos, para fins de dialogarmos sobre a constituição de si como parte necessária nos processos formativos. As discussões teóricas se deram tomando por base a perspectiva histórico-cultural, considerando os territórios das relações sociais e culturais, as formações estéticas, o cinema e a educação para o olhar. Concluímos que o audiovisual aparece como uma potência, como um espaço para (re)significações de nós e da maneira que enxergamos o outro, uma possibilidade de tomada de consciência e, além disso, a pesquisa abriu a possibilidade de conhecer sobre a formação estética; os futuros professores têm a possibilidade de perceber em si o olhar sensível para fins de (des)construção das experiências nas suas trajetórias, provocando os movimentos criativos por onde tecem os seus enredos."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID20450_TB5310_16112023122838.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GABRIELY LOLLI DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "GABRIELY"
    "autor_email" => "g.briely@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO (USF)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 98675
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 5310
    "inscrito_id" => 20450
    "titulo" => "O AUDIOVISUAL NA FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE: LINGUAGEM, ESTÉTICA E ANÁLISES EM CENA"
    "resumo" => "Não há como negarmos a realidade ao redor, o audiovisual está presente em diversos aspectos nas nossas vidas. A Lei 13.006/2014 nos traz o indício de que a busca pela aproximação entre o audiovisual e a educação está acontecendo, o que nos leva a refletir sobre a formação inicial docente nesse processo. Como o tema – audiovisual na formação inicial docente – vêm sendo abordado no meio acadêmico? Quais as discussões e que pontos estão sendo considerados relevantes? Com tais questionamentos, a dissertação propôs-se a uma investigação que objetivou analisar, por meio de revisão sistemática de literatura, os estudos que carregam a temática da formação inicial docente, audiovisual e formação estética, buscando compreender de que forma esses assuntos distintos conectam-se em prol dos processos formativos, educacionais e constitutivos dos sujeitos. A investigação e a análise resultaram duas sequências: a primeira, a elaboração da revisão literária das teses e dissertações selecionadas, tratando-se da pretensão inicial deste trabalho; a segunda, decorrente das reflexões despertadas na primeira sequência, teve em seu cenário, como atores principais, a arte, a linguagem, a estética e a criação dos sujeitos, para fins de dialogarmos sobre a constituição de si como parte necessária nos processos formativos. As discussões teóricas se deram tomando por base a perspectiva histórico-cultural, considerando os territórios das relações sociais e culturais, as formações estéticas, o cinema e a educação para o olhar. Concluímos que o audiovisual aparece como uma potência, como um espaço para (re)significações de nós e da maneira que enxergamos o outro, uma possibilidade de tomada de consciência e, além disso, a pesquisa abriu a possibilidade de conhecer sobre a formação estética; os futuros professores têm a possibilidade de perceber em si o olhar sensível para fins de (des)construção das experiências nas suas trajetórias, provocando os movimentos criativos por onde tecem os seus enredos."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID20450_TB5310_16112023122838.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GABRIELY LOLLI DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "GABRIELY"
    "autor_email" => "g.briely@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO (USF)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Não há como negarmos a realidade ao redor, o audiovisual está presente em diversos aspectos nas nossas vidas. A Lei 13.006/2014 nos traz o indício de que a busca pela aproximação entre o audiovisual e a educação está acontecendo, o que nos leva a refletir sobre a formação inicial docente nesse processo. Como o tema – audiovisual na formação inicial docente – vêm sendo abordado no meio acadêmico? Quais as discussões e que pontos estão sendo considerados relevantes? Com tais questionamentos, a dissertação propôs-se a uma investigação que objetivou analisar, por meio de revisão sistemática de literatura, os estudos que carregam a temática da formação inicial docente, audiovisual e formação estética, buscando compreender de que forma esses assuntos distintos conectam-se em prol dos processos formativos, educacionais e constitutivos dos sujeitos. A investigação e a análise resultaram duas sequências: a primeira, a elaboração da revisão literária das teses e dissertações selecionadas, tratando-se da pretensão inicial deste trabalho; a segunda, decorrente das reflexões despertadas na primeira sequência, teve em seu cenário, como atores principais, a arte, a linguagem, a estética e a criação dos sujeitos, para fins de dialogarmos sobre a constituição de si como parte necessária nos processos formativos. As discussões teóricas se deram tomando por base a perspectiva histórico-cultural, considerando os territórios das relações sociais e culturais, as formações estéticas, o cinema e a educação para o olhar. Concluímos que o audiovisual aparece como uma potência, como um espaço para (re)significações de nós e da maneira que enxergamos o outro, uma possibilidade de tomada de consciência e, além disso, a pesquisa abriu a possibilidade de conhecer sobre a formação estética; os futuros professores têm a possibilidade de perceber em si o olhar sensível para fins de (des)construção das experiências nas suas trajetórias, provocando os movimentos criativos por onde tecem os seus enredos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.