Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CRIAÇÃO DE VIDEOAULAS COMO PRÁTICAS DE ENSINO REMOTO: EXPERIÊNCIA DAS AULAS DE CIÊNCIAS E INICIAÇÃO CIENTÍFICA NO YOUTUBE PARA REDE BÁSICA DA BAHIA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 16 - Ensino de Ciências
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 95364
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 942
    "inscrito_id" => 61
    "titulo" => "CRIAÇÃO DE VIDEOAULAS COMO PRÁTICAS DE ENSINO REMOTO: EXPERIÊNCIA DAS AULAS DE CIÊNCIAS E INICIAÇÃO CIENTÍFICA NO YOUTUBE PARA REDE BÁSICA DA BAHIA"
    "resumo" => "Com a chegada do ensino remoto instituído como uma alternativa às aulas presenciais durante a pandemia COVID-19, foi preciso utilizar estratégias para alcançar localidades longínquas e garantir a aprendizagem e continuidade dos estudos. Por meio disso, as aulas do Ensino Médio com Intermediação Tecnológica (EMITec) que antes da pandemia já contava com profissionais experientes na elaboração e transmissão das aulas por meio da mediação tecnológica nos estúdios localizados em Salvador e transmitidos às localidades rurais. Assim, durante a pandemia essa transmissão ao vivo, ocorria (e ainda ocorre) através dos canais do Youtube, ampliando o acesso a toda rede estadual. O objetivo deste relato de experiência é apresentar a vivência das aulas de Ciências e Iniciação Científica através da plataforma Youtube e do canal TV Educabahia da rede de educação básica do estado da Bahia. Trata-se de uma pesquisa narrativa baseada em relatos de duas professoras, imersas no cenário das disciplinas: Ciências e Iniciação Científica, com sua didática e práticas pedagógicas que envolveram inventividades e estratégias lúdicas elaboradas para o contexto remoto, bem como associadas às narrativas e resultados das interações e atividades realizadas durante as aulas com estudantes nas plataformas digitais citadas. Os resultados demonstraram a importância do diálogo e a diversificação de estratégias pedagógicas, mesmo em tempos de pandemia, de forma promover a ludicidade e diminuir o instrucionismo, garantindo uma dialogicidade com práticas contemporâneas e criativas. Concluímos a importância de trazer os relatos de experiência como forma de incentivar novas estratégias pedagógicas que visem ampliar o repertório de práticas que podem ser utilizadas como incentivo à aprendizagem no ensino e contribuir para a formação de professores aprimorando esses espaços colaborativos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID61_TB942_05102023010341.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GRAÇA REGINA ARMOND MATIAS FERREIRA"
    "autor_nome_curto" => "GRAÇA REGINA"
    "autor_email" => "graca.ferreira@enova.educ"
    "autor_ies" => "CENTRO DE ENSINO MÉDIO COM INTERMEDIAÇÃO TECNOLÓGICA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 95364
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 942
    "inscrito_id" => 61
    "titulo" => "CRIAÇÃO DE VIDEOAULAS COMO PRÁTICAS DE ENSINO REMOTO: EXPERIÊNCIA DAS AULAS DE CIÊNCIAS E INICIAÇÃO CIENTÍFICA NO YOUTUBE PARA REDE BÁSICA DA BAHIA"
    "resumo" => "Com a chegada do ensino remoto instituído como uma alternativa às aulas presenciais durante a pandemia COVID-19, foi preciso utilizar estratégias para alcançar localidades longínquas e garantir a aprendizagem e continuidade dos estudos. Por meio disso, as aulas do Ensino Médio com Intermediação Tecnológica (EMITec) que antes da pandemia já contava com profissionais experientes na elaboração e transmissão das aulas por meio da mediação tecnológica nos estúdios localizados em Salvador e transmitidos às localidades rurais. Assim, durante a pandemia essa transmissão ao vivo, ocorria (e ainda ocorre) através dos canais do Youtube, ampliando o acesso a toda rede estadual. O objetivo deste relato de experiência é apresentar a vivência das aulas de Ciências e Iniciação Científica através da plataforma Youtube e do canal TV Educabahia da rede de educação básica do estado da Bahia. Trata-se de uma pesquisa narrativa baseada em relatos de duas professoras, imersas no cenário das disciplinas: Ciências e Iniciação Científica, com sua didática e práticas pedagógicas que envolveram inventividades e estratégias lúdicas elaboradas para o contexto remoto, bem como associadas às narrativas e resultados das interações e atividades realizadas durante as aulas com estudantes nas plataformas digitais citadas. Os resultados demonstraram a importância do diálogo e a diversificação de estratégias pedagógicas, mesmo em tempos de pandemia, de forma promover a ludicidade e diminuir o instrucionismo, garantindo uma dialogicidade com práticas contemporâneas e criativas. Concluímos a importância de trazer os relatos de experiência como forma de incentivar novas estratégias pedagógicas que visem ampliar o repertório de práticas que podem ser utilizadas como incentivo à aprendizagem no ensino e contribuir para a formação de professores aprimorando esses espaços colaborativos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID61_TB942_05102023010341.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GRAÇA REGINA ARMOND MATIAS FERREIRA"
    "autor_nome_curto" => "GRAÇA REGINA"
    "autor_email" => "graca.ferreira@enova.educ"
    "autor_ies" => "CENTRO DE ENSINO MÉDIO COM INTERMEDIAÇÃO TECNOLÓGICA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Com a chegada do ensino remoto instituído como uma alternativa às aulas presenciais durante a pandemia COVID-19, foi preciso utilizar estratégias para alcançar localidades longínquas e garantir a aprendizagem e continuidade dos estudos. Por meio disso, as aulas do Ensino Médio com Intermediação Tecnológica (EMITec) que antes da pandemia já contava com profissionais experientes na elaboração e transmissão das aulas por meio da mediação tecnológica nos estúdios localizados em Salvador e transmitidos às localidades rurais. Assim, durante a pandemia essa transmissão ao vivo, ocorria (e ainda ocorre) através dos canais do Youtube, ampliando o acesso a toda rede estadual. O objetivo deste relato de experiência é apresentar a vivência das aulas de Ciências e Iniciação Científica através da plataforma Youtube e do canal TV Educabahia da rede de educação básica do estado da Bahia. Trata-se de uma pesquisa narrativa baseada em relatos de duas professoras, imersas no cenário das disciplinas: Ciências e Iniciação Científica, com sua didática e práticas pedagógicas que envolveram inventividades e estratégias lúdicas elaboradas para o contexto remoto, bem como associadas às narrativas e resultados das interações e atividades realizadas durante as aulas com estudantes nas plataformas digitais citadas. Os resultados demonstraram a importância do diálogo e a diversificação de estratégias pedagógicas, mesmo em tempos de pandemia, de forma promover a ludicidade e diminuir o instrucionismo, garantindo uma dialogicidade com práticas contemporâneas e criativas. Concluímos a importância de trazer os relatos de experiência como forma de incentivar novas estratégias pedagógicas que visem ampliar o repertório de práticas que podem ser utilizadas como incentivo à aprendizagem no ensino e contribuir para a formação de professores aprimorando esses espaços colaborativos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.