Com a chegada do ensino remoto instituído como uma alternativa às aulas presenciais durante a pandemia COVID-19, foi preciso utilizar estratégias para alcançar localidades longínquas e garantir a aprendizagem e continuidade dos estudos. Por meio disso, as aulas do Ensino Médio com Intermediação Tecnológica (EMITec) que antes da pandemia já contava com profissionais experientes na elaboração e transmissão das aulas por meio da mediação tecnológica nos estúdios localizados em Salvador e transmitidos às localidades rurais. Assim, durante a pandemia essa transmissão ao vivo, ocorria (e ainda ocorre) através dos canais do Youtube, ampliando o acesso a toda rede estadual. O objetivo deste relato de experiência é apresentar a vivência das aulas de Ciências e Iniciação Científica através da plataforma Youtube e do canal TV Educabahia da rede de educação básica do estado da Bahia. Trata-se de uma pesquisa narrativa baseada em relatos de duas professoras, imersas no cenário das disciplinas: Ciências e Iniciação Científica, com sua didática e práticas pedagógicas que envolveram inventividades e estratégias lúdicas elaboradas para o contexto remoto, bem como associadas às narrativas e resultados das interações e atividades realizadas durante as aulas com estudantes nas plataformas digitais citadas. Os resultados demonstraram a importância do diálogo e a diversificação de estratégias pedagógicas, mesmo em tempos de pandemia, de forma promover a ludicidade e diminuir o instrucionismo, garantindo uma dialogicidade com práticas contemporâneas e criativas. Concluímos a importância de trazer os relatos de experiência como forma de incentivar novas estratégias pedagógicas que visem ampliar o repertório de práticas que podem ser utilizadas como incentivo à aprendizagem no ensino e contribuir para a formação de professores aprimorando esses espaços colaborativos.