Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

IMPACTOS E DIFICULDADES ENFRENTADAS POR DISCENTES DO PRONERA- IFMA CAXIAS DURANTE O PERÍODO PANDÊMICO

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 21 - Políticas Públicas de Educação
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 96737
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 2769
    "inscrito_id" => 15053
    "titulo" => "IMPACTOS E DIFICULDADES ENFRENTADAS POR DISCENTES DO PRONERA- IFMA CAXIAS DURANTE O PERÍODO PANDÊMICO"
    "resumo" => "O presente trabalho teve como objetivo expor as implicações que a pandemia do coronavírus causou no futuro e na perspectiva de vida desses indivíduos, dificultando suas relações pessoais, apresentando comprometimento em suas capacidades intelectuais, como também dificuldades em se inserir no mercado de trabalho devido à falta de capacitação necessária. O processo de ensino-aprendizagem na pedagogia de alternância sofreu grandes impactos no período de propagação da COVID-19. A capacidade de conservar o elo da escola com os estudantes foi um dos maiores obstáculos enfrentados pelas instituições de ensino, uma vez que, os desafios em relação à permanência dos educandos só aumentaram devido à falta de acesso à internet e obstáculos no deslocamento de aparatos necessários para mantê-los ativos na escola. Os índices de evasão e abandono dessas pessoas à escola no período de pandemia só aumentaram devido à necessidade de trabalhar. No ano de 2019, o Instituto Federal do Maranhão Campus Caxias em parceria com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), adotaram o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA), onde filhos de trabalhadores rurais tiveram a oportunidade de participar da Pedagogia da Alternância cursando agropecuária integrada ao ensino médio. Os alunos que vivem no campo apresentam alta taxa de evasão devido à maior dificuldade de acesso às escolas nesses locais, a interação entre os alunos e a escola se tornou menos produtiva e a aprendizagem abstrusa. Esse momento pandêmico fez com que vários alunos diminuíssem seu entusiasmo pelo aprendizado, e em contrapartida a necessidade por trabalho foi crescente, fazendo com que alguns optassem por não concluir o Ensino Médio."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 21 - Políticas Públicas de Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID15053_TB2769_10122023225358.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "TATIANE SANTANA TRINDADE"
    "autor_nome_curto" => "TATIANE"
    "autor_email" => "tatytrindadee@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO (IFMA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 96737
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 2769
    "inscrito_id" => 15053
    "titulo" => "IMPACTOS E DIFICULDADES ENFRENTADAS POR DISCENTES DO PRONERA- IFMA CAXIAS DURANTE O PERÍODO PANDÊMICO"
    "resumo" => "O presente trabalho teve como objetivo expor as implicações que a pandemia do coronavírus causou no futuro e na perspectiva de vida desses indivíduos, dificultando suas relações pessoais, apresentando comprometimento em suas capacidades intelectuais, como também dificuldades em se inserir no mercado de trabalho devido à falta de capacitação necessária. O processo de ensino-aprendizagem na pedagogia de alternância sofreu grandes impactos no período de propagação da COVID-19. A capacidade de conservar o elo da escola com os estudantes foi um dos maiores obstáculos enfrentados pelas instituições de ensino, uma vez que, os desafios em relação à permanência dos educandos só aumentaram devido à falta de acesso à internet e obstáculos no deslocamento de aparatos necessários para mantê-los ativos na escola. Os índices de evasão e abandono dessas pessoas à escola no período de pandemia só aumentaram devido à necessidade de trabalhar. No ano de 2019, o Instituto Federal do Maranhão Campus Caxias em parceria com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), adotaram o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA), onde filhos de trabalhadores rurais tiveram a oportunidade de participar da Pedagogia da Alternância cursando agropecuária integrada ao ensino médio. Os alunos que vivem no campo apresentam alta taxa de evasão devido à maior dificuldade de acesso às escolas nesses locais, a interação entre os alunos e a escola se tornou menos produtiva e a aprendizagem abstrusa. Esse momento pandêmico fez com que vários alunos diminuíssem seu entusiasmo pelo aprendizado, e em contrapartida a necessidade por trabalho foi crescente, fazendo com que alguns optassem por não concluir o Ensino Médio."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 21 - Políticas Públicas de Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID15053_TB2769_10122023225358.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "TATIANE SANTANA TRINDADE"
    "autor_nome_curto" => "TATIANE"
    "autor_email" => "tatytrindadee@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO (IFMA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo expor as implicações que a pandemia do coronavírus causou no futuro e na perspectiva de vida desses indivíduos, dificultando suas relações pessoais, apresentando comprometimento em suas capacidades intelectuais, como também dificuldades em se inserir no mercado de trabalho devido à falta de capacitação necessária. O processo de ensino-aprendizagem na pedagogia de alternância sofreu grandes impactos no período de propagação da COVID-19. A capacidade de conservar o elo da escola com os estudantes foi um dos maiores obstáculos enfrentados pelas instituições de ensino, uma vez que, os desafios em relação à permanência dos educandos só aumentaram devido à falta de acesso à internet e obstáculos no deslocamento de aparatos necessários para mantê-los ativos na escola. Os índices de evasão e abandono dessas pessoas à escola no período de pandemia só aumentaram devido à necessidade de trabalhar. No ano de 2019, o Instituto Federal do Maranhão Campus Caxias em parceria com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), adotaram o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA), onde filhos de trabalhadores rurais tiveram a oportunidade de participar da Pedagogia da Alternância cursando agropecuária integrada ao ensino médio. Os alunos que vivem no campo apresentam alta taxa de evasão devido à maior dificuldade de acesso às escolas nesses locais, a interação entre os alunos e a escola se tornou menos produtiva e a aprendizagem abstrusa. Esse momento pandêmico fez com que vários alunos diminuíssem seu entusiasmo pelo aprendizado, e em contrapartida a necessidade por trabalho foi crescente, fazendo com que alguns optassem por não concluir o Ensino Médio.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.