O presente trabalho teve como objetivo expor as implicações que a pandemia do coronavírus causou no futuro e na perspectiva de vida desses indivíduos, dificultando suas relações pessoais, apresentando comprometimento em suas capacidades intelectuais, como também dificuldades em se inserir no mercado de trabalho devido à falta de capacitação necessária. O processo de ensino-aprendizagem na pedagogia de alternância sofreu grandes impactos no período de propagação da COVID-19. A capacidade de conservar o elo da escola com os estudantes foi um dos maiores obstáculos enfrentados pelas instituições de ensino, uma vez que, os desafios em relação à permanência dos educandos só aumentaram devido à falta de acesso à internet e obstáculos no deslocamento de aparatos necessários para mantê-los ativos na escola. Os índices de evasão e abandono dessas pessoas à escola no período de pandemia só aumentaram devido à necessidade de trabalhar. No ano de 2019, o Instituto Federal do Maranhão Campus Caxias em parceria com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), adotaram o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA), onde filhos de trabalhadores rurais tiveram a oportunidade de participar da Pedagogia da Alternância cursando agropecuária integrada ao ensino médio. Os alunos que vivem no campo apresentam alta taxa de evasão devido à maior dificuldade de acesso às escolas nesses locais, a interação entre os alunos e a escola se tornou menos produtiva e a aprendizagem abstrusa. Esse momento pandêmico fez com que vários alunos diminuíssem seu entusiasmo pelo aprendizado, e em contrapartida a necessidade por trabalho foi crescente, fazendo com que alguns optassem por não concluir o Ensino Médio.