O objeto desta pesquisa é a formação continuada de professores de escolas do campo. Trata-se de um estudo de caso, de abordagem qualitativa, que tem como objetivo discutir as repercussões da formação continuada para a ressignificação da prática educativa de professores do campo. Os acontecimentos empíricos, construídos por meio de um questionário on-line, realizado com vinte e quatro professores da Educação Básica de Monte Santo/BA, foram organizados a partir das seguintes noções subsunçoras: formação continuada (NÓVOA, 2011; 2022), educação do campo (ARROYO, 2007; CALDART, 2009) e multisseriado (HAGE, 2011; 2014). Do estudo emergem três elaborações centrais: a formação continuada de professores de escolas do campo fundamenta-se no paradigma urbano de ensino; a educação do campo ainda é desenvolvida sob a perspectiva urbanocêntrica de pensar-fazer a educação no e do campo; a multissérie, realidade do contexto educativo monte-santense, é um objeto velado nos processos formativos realizados com os professores. Aponta, ainda, que a troca de experiência, a ação-reflexão-ação e o trabalho colaborativo no e partir do cotidiano escolar são linhas de fuga para formação de professores protagonistas e autores das práticas educativas no espaço-tempo de atuação. Construir outra e nossa versão formativa, tendo os atores sociais e contexto educativo como bases para agenciar os itinerários formativos com os professores é um caminho, não o único, para trazer à cena as demandas formacionais dos professores do campo, espaço geográfico marcado pela multissérie.