Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ABORDAGEM DOS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS: UM FORMA INOVADORA PARA ENSINAR CIÊNCIAS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 16 - Ensino de Ciências
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 99430
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 6285
    "inscrito_id" => 686
    "titulo" => "ABORDAGEM DOS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS: UM FORMA INOVADORA PARA ENSINAR CIÊNCIAS"
    "resumo" => "Este trabalho teve como objetivo analisar as contribuições de uma Sequência Didática (SD) fundamentada nos Três Momentos Pedagógicos (TMP) no processo de ensino-aprendizagem de estudantes do 8° Ano do Ensino Fundamental sobre o conteúdo de alimentação sustentável. Esse assunto deve ser abordado nas escolas para além dos conteúdos do currículo formal, pois envolve a visão social do indivíduo, quanto o tipo de alimento que é consumido e sua influência na saúde, principalmente, considerando o aumento da obesidade infantil. A proposta envolveu uma avaliação qualitativa a partir de argumentos dos estudantes construídos ao longo de todas as atividades propostas, observando a importância de uma alimentação sustentável na qualidade de vida. Esse tipo de método pode incentivar os alunos a se tornarem sujeitos críticos e reflexivos, capazes de refletir sobre suas experiências. Os resultados demonstraram que a aplicação da sequência didática fundamentada nos Três Momentos Pedagógicos facilitou o processo de construção do conhecimento dos alunos sobre os conteúdos de ciências, ao contextualizá-los com um problema socioambiental, no caso, a alimentação sustentável. Assim, foi possível inferir que essa abordagem metodológica pode ser utilizada por professores de Ciências, uma vez que é de fácil aplicação e apresenta flexibilidade para se adaptar a diferentes realidades, conteúdos e públicos. Assim, este estudo evidencia a relevância da utilização de sequências didáticas como uma estratégia eficaz para o ensino de Ciências, proporcionando aos alunos a oportunidade de refletir sobre questões socioambientais e desenvolver habilidades de análise crítica e reflexão."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID686_TB6285_06122023110433.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FREDSON MURILO DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "FREDSON"
    "autor_email" => "fredmurilo18@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 99430
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 6285
    "inscrito_id" => 686
    "titulo" => "ABORDAGEM DOS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS: UM FORMA INOVADORA PARA ENSINAR CIÊNCIAS"
    "resumo" => "Este trabalho teve como objetivo analisar as contribuições de uma Sequência Didática (SD) fundamentada nos Três Momentos Pedagógicos (TMP) no processo de ensino-aprendizagem de estudantes do 8° Ano do Ensino Fundamental sobre o conteúdo de alimentação sustentável. Esse assunto deve ser abordado nas escolas para além dos conteúdos do currículo formal, pois envolve a visão social do indivíduo, quanto o tipo de alimento que é consumido e sua influência na saúde, principalmente, considerando o aumento da obesidade infantil. A proposta envolveu uma avaliação qualitativa a partir de argumentos dos estudantes construídos ao longo de todas as atividades propostas, observando a importância de uma alimentação sustentável na qualidade de vida. Esse tipo de método pode incentivar os alunos a se tornarem sujeitos críticos e reflexivos, capazes de refletir sobre suas experiências. Os resultados demonstraram que a aplicação da sequência didática fundamentada nos Três Momentos Pedagógicos facilitou o processo de construção do conhecimento dos alunos sobre os conteúdos de ciências, ao contextualizá-los com um problema socioambiental, no caso, a alimentação sustentável. Assim, foi possível inferir que essa abordagem metodológica pode ser utilizada por professores de Ciências, uma vez que é de fácil aplicação e apresenta flexibilidade para se adaptar a diferentes realidades, conteúdos e públicos. Assim, este estudo evidencia a relevância da utilização de sequências didáticas como uma estratégia eficaz para o ensino de Ciências, proporcionando aos alunos a oportunidade de refletir sobre questões socioambientais e desenvolver habilidades de análise crítica e reflexão."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID686_TB6285_06122023110433.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FREDSON MURILO DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "FREDSON"
    "autor_email" => "fredmurilo18@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Este trabalho teve como objetivo analisar as contribuições de uma Sequência Didática (SD) fundamentada nos Três Momentos Pedagógicos (TMP) no processo de ensino-aprendizagem de estudantes do 8° Ano do Ensino Fundamental sobre o conteúdo de alimentação sustentável. Esse assunto deve ser abordado nas escolas para além dos conteúdos do currículo formal, pois envolve a visão social do indivíduo, quanto o tipo de alimento que é consumido e sua influência na saúde, principalmente, considerando o aumento da obesidade infantil. A proposta envolveu uma avaliação qualitativa a partir de argumentos dos estudantes construídos ao longo de todas as atividades propostas, observando a importância de uma alimentação sustentável na qualidade de vida. Esse tipo de método pode incentivar os alunos a se tornarem sujeitos críticos e reflexivos, capazes de refletir sobre suas experiências. Os resultados demonstraram que a aplicação da sequência didática fundamentada nos Três Momentos Pedagógicos facilitou o processo de construção do conhecimento dos alunos sobre os conteúdos de ciências, ao contextualizá-los com um problema socioambiental, no caso, a alimentação sustentável. Assim, foi possível inferir que essa abordagem metodológica pode ser utilizada por professores de Ciências, uma vez que é de fácil aplicação e apresenta flexibilidade para se adaptar a diferentes realidades, conteúdos e públicos. Assim, este estudo evidencia a relevância da utilização de sequências didáticas como uma estratégia eficaz para o ensino de Ciências, proporcionando aos alunos a oportunidade de refletir sobre questões socioambientais e desenvolver habilidades de análise crítica e reflexão.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.