Este trabalho teve como objetivo analisar as contribuições de uma Sequência Didática (SD) fundamentada nos Três Momentos Pedagógicos (TMP) no processo de ensino-aprendizagem de estudantes do 8° Ano do Ensino Fundamental sobre o conteúdo de alimentação sustentável. Esse assunto deve ser abordado nas escolas para além dos conteúdos do currículo formal, pois envolve a visão social do indivíduo, quanto o tipo de alimento que é consumido e sua influência na saúde, principalmente, considerando o aumento da obesidade infantil. A proposta envolveu uma avaliação qualitativa a partir de argumentos dos estudantes construídos ao longo de todas as atividades propostas, observando a importância de uma alimentação sustentável na qualidade de vida. Esse tipo de método pode incentivar os alunos a se tornarem sujeitos críticos e reflexivos, capazes de refletir sobre suas experiências. Os resultados demonstraram que a aplicação da sequência didática fundamentada nos Três Momentos Pedagógicos facilitou o processo de construção do conhecimento dos alunos sobre os conteúdos de ciências, ao contextualizá-los com um problema socioambiental, no caso, a alimentação sustentável. Assim, foi possível inferir que essa abordagem metodológica pode ser utilizada por professores de Ciências, uma vez que é de fácil aplicação e apresenta flexibilidade para se adaptar a diferentes realidades, conteúdos e públicos. Assim, este estudo evidencia a relevância da utilização de sequências didáticas como uma estratégia eficaz para o ensino de Ciências, proporcionando aos alunos a oportunidade de refletir sobre questões socioambientais e desenvolver habilidades de análise crítica e reflexão.