Reflexões sobre Pedagogia da Infância e a construção de práticas pedagógicas pensadas especificamente para crianças de zero a seis de anos de idade com foco no desenvolvimento integral e que garantam e promovam os direitos das crianças, tem repercutido em objetos de debates e discussões nas últimas décadas no Brasil. Nesta perspectiva, este estudo enquanto relato de experiência tem como objetivo socializar aprendizagens e vivências que se interseccionam com o campo da Pedagogia da Infância, realizadas no decorrer do Projeto de Extensão MULTILab - UFPI, vinculado a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura - PREXC da Universidade Federal do Piauí - UFPI, desde 2022. Partindo de interlocuções com estudos sociais da infância e a legislação educacional vigente, o referencial teórico adotado pressupõe o entendimento da criança como sujeito histórico e de direitos no qual as instituições educativas devem adotar um conjunto de práticas articuladas com diferentes experiências e saberes. A metodologia empregada foi descritiva e reflexiva com base em um relato de experiências que integra a construção teórica e as vivências das ações desenvolvidas no referido projeto de extensão. Com perspectivas interdisciplinares, as ações do projeto foram voltadas à comunidade acadêmica, pesquisadores e interessados pela temática em geral, abordou discussão de temas e conceitos, bem como práticas pedagógicas que evidenciam o protagonismo infantil, refletindo diferentes experiências na infância, comprometidas com a educação como projeto de emancipação dos sujeitos. Considera-se que as reflexões empreendidas neste estudo contribuem para a formação inicial de professores, na discussão de processos educativos que valorizam a participação das crianças e nas relações de aprendizagem desde a Educação Infantil.