Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

IMPLEMENTAÇÃO DE EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL: DESAFIOS E POSSIBILIDADES

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Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Este resumo tem como objetivo relatar as impressões iniciais do processo de implementação da Educação em Tempo Integral em uma Unidade Escolar da Rede Municipal de Educação do município de Barra do Piraí. A ampliação da oferta de educação em tempo integral é uma das metas previstas no Plano Nacional e Municipal de Educação. Entretanto sua operacionalização é permeada por desafios, entre eles a disponibilidade de recursos humanos, estrutura física, a definição de um currículo que permita ações pedagógicas diversificadas e atrativas em face à realidade local da comunidade em que a proposta será desenvolvida. Como dito anteriormente, nosso objetivo é apresentar o processo de construção da proposta do tempo integral do município, bem como discutir os primeiros resultados pedagógicos das 2 turmas de 1º ano do ensino fundamental que foram criadas na unidade de ensino localizada em uma área de vulnerabilidade social que configura como um dos motivos da escolha do lugar para ambientar o projeto piloto de educação em tempo integral do município. A proposta foi pensada no sentido de atender inicialmente o 1º ano do ensino fundamental e gradualmente abrangerá toda educação básica, como parte integrante de um projeto piloto de criação de um “complexo pedagógico”. A metodologia será a apresentação do processo de construção da proposta, o monitoramento institucional (análise de dados, reuniões com a equipe gestora, encontros de formação continuada com os docentes e visitas pedagógicas), o acompanhamento dos desafios suscitados pela comunidade escolar e as discussões acerca da busca de soluções para saná-los. A escolha unidade justifica-se pela condição de vulnerabilidade em que ela unidade está inserida e a opção pedagógica assumida pela equipe técnica da Secretaria de Educação do Município - SME baseia-se na teoria sócio-construtivista de Vygotsky (1987; 1991) e Vygotsky, Luria, Leontiev (1988).

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