Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A CRIAÇÃO DE UM JOGO PARA AUXILIAR SURDOS NA ESCRITA EM PORTUGÊS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 19 - Tecnologias e Educação
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 95314
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 885
    "inscrito_id" => 9233
    "titulo" => "A CRIAÇÃO DE UM JOGO PARA AUXILIAR SURDOS NA ESCRITA EM PORTUGÊS"
    "resumo" => "Alfabetizar pessoas com surdez tem sido um grande desafio, tanto para professores quanto para os alunos, principalmente na disciplina de língua portuguesa. Diante disso, a tecnologia assistiva tem contribuído de forma significativa no ensino-aprendizagem de alunos com deficiência. Este artigo apresenta uma tecnologia de auxílio na construção de frases escritas em português através da Língua Brasileira de Sinais (Libras). Essa ferramenta consiste em um aplicativo para o sistema operacional Android, desenvolvido na plataforma Unity3D que permitiu criar uma interface gráfica mais atraente e intuitiva, além de oferecer recursos adicionais como animações e efeitos visuais. Através da utilização de gifs animados, o aplicativo oferece uma experiência visual e interativa, dessa forma, os alunos podem visualizar a representação gestual de cada palavra, aprender a construir frases em português de forma mais eficiente e entender como cada uma delas se encaixa na estrutura da frase. Além disso, são usadas frases sem conectivos e pontos, levando em consideração apenas a coerência na frase após a junção das palavras, tornando a compreensão mais fácil e envolvente. Isso é de extrema importância no processo de alfabetização, pois os alunos precisarão relacionar os sinais em Libras com a escrita em português. O aplicativo oferece uma forma de integrar esses dois conceitos, tornando o aprendizado mais fluido e efetivo. Com este aplicativo, os alunos surdos que estão iniciando o processo de alfabetização podem ter um aprendizado mais dinâmico e efetivo, aumentando sua compreensão e fluência em Libras e, consequentemente, melhorando sua comunicação e interação social, também podendo ser útil para professores que trabalham com alunos surdos, fornecendo um recurso adicional para aprimorar o ensino e facilitar a comunicação em sala de aula."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID9233_TB885_04102023200211.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ELAINE ARAGÃO DA SILVA MELO"
    "autor_nome_curto" => "Elaine Aragão d"
    "autor_email" => "aragaoelaine92@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 95314
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 885
    "inscrito_id" => 9233
    "titulo" => "A CRIAÇÃO DE UM JOGO PARA AUXILIAR SURDOS NA ESCRITA EM PORTUGÊS"
    "resumo" => "Alfabetizar pessoas com surdez tem sido um grande desafio, tanto para professores quanto para os alunos, principalmente na disciplina de língua portuguesa. Diante disso, a tecnologia assistiva tem contribuído de forma significativa no ensino-aprendizagem de alunos com deficiência. Este artigo apresenta uma tecnologia de auxílio na construção de frases escritas em português através da Língua Brasileira de Sinais (Libras). Essa ferramenta consiste em um aplicativo para o sistema operacional Android, desenvolvido na plataforma Unity3D que permitiu criar uma interface gráfica mais atraente e intuitiva, além de oferecer recursos adicionais como animações e efeitos visuais. Através da utilização de gifs animados, o aplicativo oferece uma experiência visual e interativa, dessa forma, os alunos podem visualizar a representação gestual de cada palavra, aprender a construir frases em português de forma mais eficiente e entender como cada uma delas se encaixa na estrutura da frase. Além disso, são usadas frases sem conectivos e pontos, levando em consideração apenas a coerência na frase após a junção das palavras, tornando a compreensão mais fácil e envolvente. Isso é de extrema importância no processo de alfabetização, pois os alunos precisarão relacionar os sinais em Libras com a escrita em português. O aplicativo oferece uma forma de integrar esses dois conceitos, tornando o aprendizado mais fluido e efetivo. Com este aplicativo, os alunos surdos que estão iniciando o processo de alfabetização podem ter um aprendizado mais dinâmico e efetivo, aumentando sua compreensão e fluência em Libras e, consequentemente, melhorando sua comunicação e interação social, também podendo ser útil para professores que trabalham com alunos surdos, fornecendo um recurso adicional para aprimorar o ensino e facilitar a comunicação em sala de aula."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID9233_TB885_04102023200211.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ELAINE ARAGÃO DA SILVA MELO"
    "autor_nome_curto" => "Elaine Aragão d"
    "autor_email" => "aragaoelaine92@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Alfabetizar pessoas com surdez tem sido um grande desafio, tanto para professores quanto para os alunos, principalmente na disciplina de língua portuguesa. Diante disso, a tecnologia assistiva tem contribuído de forma significativa no ensino-aprendizagem de alunos com deficiência. Este artigo apresenta uma tecnologia de auxílio na construção de frases escritas em português através da Língua Brasileira de Sinais (Libras). Essa ferramenta consiste em um aplicativo para o sistema operacional Android, desenvolvido na plataforma Unity3D que permitiu criar uma interface gráfica mais atraente e intuitiva, além de oferecer recursos adicionais como animações e efeitos visuais. Através da utilização de gifs animados, o aplicativo oferece uma experiência visual e interativa, dessa forma, os alunos podem visualizar a representação gestual de cada palavra, aprender a construir frases em português de forma mais eficiente e entender como cada uma delas se encaixa na estrutura da frase. Além disso, são usadas frases sem conectivos e pontos, levando em consideração apenas a coerência na frase após a junção das palavras, tornando a compreensão mais fácil e envolvente. Isso é de extrema importância no processo de alfabetização, pois os alunos precisarão relacionar os sinais em Libras com a escrita em português. O aplicativo oferece uma forma de integrar esses dois conceitos, tornando o aprendizado mais fluido e efetivo. Com este aplicativo, os alunos surdos que estão iniciando o processo de alfabetização podem ter um aprendizado mais dinâmico e efetivo, aumentando sua compreensão e fluência em Libras e, consequentemente, melhorando sua comunicação e interação social, também podendo ser útil para professores que trabalham com alunos surdos, fornecendo um recurso adicional para aprimorar o ensino e facilitar a comunicação em sala de aula.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.