Este artigo faz uma análise referente à violência de gênero contra estudantes LGBTQIPN+ nas escolas públicas e privadas e foi realizada em vinte e seis Estados do Brasil. A pesquisa compõe a temática “Violação dos Direitos Humanos e Bullying” do Grupo de Pesquisa em Humanidades e Sociedade Contemporânea do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (GPHSC/IFMT) aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa (Parecer: 2.110.377), e a coleta de dados ocorreu através do google formulários e do aplicativo Viva Feliz entre 2022 e 2023. O problema de pesquisa se desenvolve através do questionamento de como combater a invisibilidade e a homofobia nas escolas? Esta pesquisa tem como como metodologia a investigação dos fenômenos qualitativos e o tem como método de compreensão dos dados a fenomenologia. A fundamentação teórica-conceitual ocorre com autores como Silva (2015), Ortega Y Gasset (1983) e Paulo Freire (2006). Os resultados apontam que a invisibilidade da temática relacionada à sexualidade e gênero é uma realidade no ambiente escolar, e que a homofobia se faz presente em todas as escolas pesquisadas. Dessarte, uma das principais vítimas de bullying são os estudantes LGBTQIAPN+, porém na prática a temática de sexualidade e gênero são pouco trabalhadas nas escolas, principalmente quando a homossexualidade e os LGBTQIAPN+ são o assunto.