Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ENSINO DE MATEMÁTICA POR MEIOS DE NOVAS TECNOLOGIAS: O USO DO SOFTWARE POLY PRO PARA CONFECÇÃO DE POLIEDROS NUMA ESCOLA PÚBLICA NA ZONA RURAL DO MUNICÍPIO DE UMBUZEIRO – PB

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 13 - Educação Matemática
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 100951
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 8572
    "inscrito_id" => 25332
    "titulo" => "ENSINO DE MATEMÁTICA POR MEIOS DE NOVAS TECNOLOGIAS: O USO DO SOFTWARE POLY PRO PARA CONFECÇÃO DE POLIEDROS NUMA ESCOLA PÚBLICA NA ZONA RURAL DO MUNICÍPIO DE UMBUZEIRO – PB"
    "resumo" => "O uso de Tecnologias de Informação e Comunicação vem colaborando para a formação de novas metodologias de ensino e desenvolvimento de softwares educativos para uso em sala de aula. A Matemática é uma disciplina que discursivamente é apresentada pelos alunos como de difícil compreensão, mas, quando abordada e ensinada de acordo com a realidade dos educandos numa perspectiva interdisciplinar, através de recursos digitais, podemos mostrar uma outra face e tornar o que dito difícil em algo fascinante e de melhor compreensão. A Base Nacional Comum Curricular destaca a relevância de utilizar as tecnologias como um instrumento didático que possibilite ao aluno sua formação completa desenvolvida. Sendo assim, a referida pesquisa visou a aplicabilidade do Software Poly para dinamizar o ensino e a aprendizagem de sólidos geométricos de maneira tridimensional, sendo estes: prismas, pirâmides e polígonos. Logo, para subsidiar a nossa pesquisa, recorremos aos estudos de Gravina e SantaRosa (1998), por defenderem que os recursos tecnológicos são importantes para a promoção de vivências mais dinâmicas no processo de ensino e aprendizagem. A abordagem metodológica da pesquisa foi qualitativa, sendo a sua aplicabilidade dividida em 3 etapas, etapas, sendo estas, realizadas numa turma do 6 ano de uma escola pública da Zona Rural no Município de Umbuzeiro/PB. Os resultados obtidos através da realização da respectiva atividade foram satisfatórios. Os alunos conseguiram observar com mais detalhes de forma rápida e dinâmica, antes nas imagens do livro e agora com efeito 3D através do software, o movimento dos poliedros e tudo que o compõe, arestas, faces e vértices."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID25332_TB8572_04102023210644.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSÉ COUTINHO DA SILVA OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "JOSÉ COUTINHO"
    "autor_email" => "coutinhoo045@gmail.com"
    "autor_ies" => "FACULDADE DE CIÊNCIAS ADMINISTRSS E DE TECNOLOGIA (FATEC)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 100951
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 8572
    "inscrito_id" => 25332
    "titulo" => "ENSINO DE MATEMÁTICA POR MEIOS DE NOVAS TECNOLOGIAS: O USO DO SOFTWARE POLY PRO PARA CONFECÇÃO DE POLIEDROS NUMA ESCOLA PÚBLICA NA ZONA RURAL DO MUNICÍPIO DE UMBUZEIRO – PB"
    "resumo" => "O uso de Tecnologias de Informação e Comunicação vem colaborando para a formação de novas metodologias de ensino e desenvolvimento de softwares educativos para uso em sala de aula. A Matemática é uma disciplina que discursivamente é apresentada pelos alunos como de difícil compreensão, mas, quando abordada e ensinada de acordo com a realidade dos educandos numa perspectiva interdisciplinar, através de recursos digitais, podemos mostrar uma outra face e tornar o que dito difícil em algo fascinante e de melhor compreensão. A Base Nacional Comum Curricular destaca a relevância de utilizar as tecnologias como um instrumento didático que possibilite ao aluno sua formação completa desenvolvida. Sendo assim, a referida pesquisa visou a aplicabilidade do Software Poly para dinamizar o ensino e a aprendizagem de sólidos geométricos de maneira tridimensional, sendo estes: prismas, pirâmides e polígonos. Logo, para subsidiar a nossa pesquisa, recorremos aos estudos de Gravina e SantaRosa (1998), por defenderem que os recursos tecnológicos são importantes para a promoção de vivências mais dinâmicas no processo de ensino e aprendizagem. A abordagem metodológica da pesquisa foi qualitativa, sendo a sua aplicabilidade dividida em 3 etapas, etapas, sendo estas, realizadas numa turma do 6 ano de uma escola pública da Zona Rural no Município de Umbuzeiro/PB. Os resultados obtidos através da realização da respectiva atividade foram satisfatórios. Os alunos conseguiram observar com mais detalhes de forma rápida e dinâmica, antes nas imagens do livro e agora com efeito 3D através do software, o movimento dos poliedros e tudo que o compõe, arestas, faces e vértices."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID25332_TB8572_04102023210644.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSÉ COUTINHO DA SILVA OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "JOSÉ COUTINHO"
    "autor_email" => "coutinhoo045@gmail.com"
    "autor_ies" => "FACULDADE DE CIÊNCIAS ADMINISTRSS E DE TECNOLOGIA (FATEC)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O uso de Tecnologias de Informação e Comunicação vem colaborando para a formação de novas metodologias de ensino e desenvolvimento de softwares educativos para uso em sala de aula. A Matemática é uma disciplina que discursivamente é apresentada pelos alunos como de difícil compreensão, mas, quando abordada e ensinada de acordo com a realidade dos educandos numa perspectiva interdisciplinar, através de recursos digitais, podemos mostrar uma outra face e tornar o que dito difícil em algo fascinante e de melhor compreensão. A Base Nacional Comum Curricular destaca a relevância de utilizar as tecnologias como um instrumento didático que possibilite ao aluno sua formação completa desenvolvida. Sendo assim, a referida pesquisa visou a aplicabilidade do Software Poly para dinamizar o ensino e a aprendizagem de sólidos geométricos de maneira tridimensional, sendo estes: prismas, pirâmides e polígonos. Logo, para subsidiar a nossa pesquisa, recorremos aos estudos de Gravina e SantaRosa (1998), por defenderem que os recursos tecnológicos são importantes para a promoção de vivências mais dinâmicas no processo de ensino e aprendizagem. A abordagem metodológica da pesquisa foi qualitativa, sendo a sua aplicabilidade dividida em 3 etapas, etapas, sendo estas, realizadas numa turma do 6 ano de uma escola pública da Zona Rural no Município de Umbuzeiro/PB. Os resultados obtidos através da realização da respectiva atividade foram satisfatórios. Os alunos conseguiram observar com mais detalhes de forma rápida e dinâmica, antes nas imagens do livro e agora com efeito 3D através do software, o movimento dos poliedros e tudo que o compõe, arestas, faces e vértices.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.