ENSINO DE MATEMÁTICA POR MEIOS DE NOVAS TECNOLOGIAS: O USO DO SOFTWARE POLY PRO PARA CONFECÇÃO DE POLIEDROS NUMA ESCOLA PÚBLICA NA ZONA RURAL DO MUNICÍPIO DE UMBUZEIRO – PB
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 100951 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 8572 "inscrito_id" => 25332 "titulo" => "ENSINO DE MATEMÁTICA POR MEIOS DE NOVAS TECNOLOGIAS: O USO DO SOFTWARE POLY PRO PARA CONFECÇÃO DE POLIEDROS NUMA ESCOLA PÚBLICA NA ZONA RURAL DO MUNICÍPIO DE UMBUZEIRO – PB" "resumo" => "O uso de Tecnologias de Informação e Comunicação vem colaborando para a formação de novas metodologias de ensino e desenvolvimento de softwares educativos para uso em sala de aula. A Matemática é uma disciplina que discursivamente é apresentada pelos alunos como de difícil compreensão, mas, quando abordada e ensinada de acordo com a realidade dos educandos numa perspectiva interdisciplinar, através de recursos digitais, podemos mostrar uma outra face e tornar o que dito difícil em algo fascinante e de melhor compreensão. A Base Nacional Comum Curricular destaca a relevância de utilizar as tecnologias como um instrumento didático que possibilite ao aluno sua formação completa desenvolvida. Sendo assim, a referida pesquisa visou a aplicabilidade do Software Poly para dinamizar o ensino e a aprendizagem de sólidos geométricos de maneira tridimensional, sendo estes: prismas, pirâmides e polígonos. Logo, para subsidiar a nossa pesquisa, recorremos aos estudos de Gravina e SantaRosa (1998), por defenderem que os recursos tecnológicos são importantes para a promoção de vivências mais dinâmicas no processo de ensino e aprendizagem. A abordagem metodológica da pesquisa foi qualitativa, sendo a sua aplicabilidade dividida em 3 etapas, etapas, sendo estas, realizadas numa turma do 6 ano de uma escola pública da Zona Rural no Município de Umbuzeiro/PB. Os resultados obtidos através da realização da respectiva atividade foram satisfatórios. Os alunos conseguiram observar com mais detalhes de forma rápida e dinâmica, antes nas imagens do livro e agora com efeito 3D através do software, o movimento dos poliedros e tudo que o compõe, arestas, faces e vértices." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID25332_TB8572_04102023210644.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ COUTINHO DA SILVA OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "JOSÉ COUTINHO" "autor_email" => "coutinhoo045@gmail.com" "autor_ies" => "FACULDADE DE CIÊNCIAS ADMINISTRSS E DE TECNOLOGIA (FATEC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 100951 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 8572 "inscrito_id" => 25332 "titulo" => "ENSINO DE MATEMÁTICA POR MEIOS DE NOVAS TECNOLOGIAS: O USO DO SOFTWARE POLY PRO PARA CONFECÇÃO DE POLIEDROS NUMA ESCOLA PÚBLICA NA ZONA RURAL DO MUNICÍPIO DE UMBUZEIRO – PB" "resumo" => "O uso de Tecnologias de Informação e Comunicação vem colaborando para a formação de novas metodologias de ensino e desenvolvimento de softwares educativos para uso em sala de aula. A Matemática é uma disciplina que discursivamente é apresentada pelos alunos como de difícil compreensão, mas, quando abordada e ensinada de acordo com a realidade dos educandos numa perspectiva interdisciplinar, através de recursos digitais, podemos mostrar uma outra face e tornar o que dito difícil em algo fascinante e de melhor compreensão. A Base Nacional Comum Curricular destaca a relevância de utilizar as tecnologias como um instrumento didático que possibilite ao aluno sua formação completa desenvolvida. Sendo assim, a referida pesquisa visou a aplicabilidade do Software Poly para dinamizar o ensino e a aprendizagem de sólidos geométricos de maneira tridimensional, sendo estes: prismas, pirâmides e polígonos. Logo, para subsidiar a nossa pesquisa, recorremos aos estudos de Gravina e SantaRosa (1998), por defenderem que os recursos tecnológicos são importantes para a promoção de vivências mais dinâmicas no processo de ensino e aprendizagem. A abordagem metodológica da pesquisa foi qualitativa, sendo a sua aplicabilidade dividida em 3 etapas, etapas, sendo estas, realizadas numa turma do 6 ano de uma escola pública da Zona Rural no Município de Umbuzeiro/PB. Os resultados obtidos através da realização da respectiva atividade foram satisfatórios. Os alunos conseguiram observar com mais detalhes de forma rápida e dinâmica, antes nas imagens do livro e agora com efeito 3D através do software, o movimento dos poliedros e tudo que o compõe, arestas, faces e vértices." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID25332_TB8572_04102023210644.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ COUTINHO DA SILVA OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "JOSÉ COUTINHO" "autor_email" => "coutinhoo045@gmail.com" "autor_ies" => "FACULDADE DE CIÊNCIAS ADMINISTRSS E DE TECNOLOGIA (FATEC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }