A física é de extrema importância na educação, pois possibilita o conhecimento e compreensão do mundo, principalmente na era tecnológica que vivemos. Portanto, é essencial que os estudantes das séries iniciais já adquiram esse aprendizado, visto que o contato com essa ciência auxilia na percepção sobre a realidade. Nesse contexto, a experimentação é uma ferramenta interessante, afinal, possibilita que os discentes visualizem de forma clara a teoria por trás dos fenômenos físicos. Desta forma, há a possibilidade de compreensão, de maneira simplificada, de áreas complexas como fluidos, termodinâmica, óptica, eletricidade, eletrostática e até mesmo astronomia. Portanto, o objetivo deste trabalho é construir experimentos para o ensino fundamental, no intuito de proporcionar o ensino de ciência na manipulação com as atividades propostas. Os experimentos foram construídos com base na simplicidade e acessibilidade. Os materiais, por exemplo, foram selecionados na intenção de gastar o mínimo possível e de trabalhar com ferramentas do nosso cotidiano, procurando demonstrar que a física pode ser explicada de maneira simples. Os conteúdos físicos presentes neste projeto são: indução eletrostática (mudança no posicionamento das cargas elétricas ou na orientação dos dipolos elétricos de um corpo), convecção (transferência de calor e ocorre em decorrência da movimentação ascendente e descendente de porções de um fluido em diferentes temperaturas), calor específico (a quantidade de calor suficiente para alterar a temperatura de uma substância), densidade (razão entre a massa e volume de uma substância ou corpo), pressão atmosférica (força que o ar da atmosfera exerce sobre a dimensão terrestre) e refração da luz (mudança de velocidade de um feixe de luz ao trocar de meio de propagação).