O presente trabalho tem como principal objetivo investigar o uso dos laboratórios makers em ambientes escolares como uma abordagem inovadora no processo de ensino e aprendizagem. Os laboratórios makers são ambientes dedicados à criação, inovação, prototipagem e resolução de problemas, onde os alunos têm a oportunidade de aplicar conceitos teóricos no desenvolvimento de habilidades práticas e projetos criativos, através de metodologias ativas. A pesquisa tem como objetivo identificar e compreender as contribuições dos laboratórios makers no ambiente escolar na aprendizagem, inovação, criatividade, resolução de problemas e trabalho em equipe dos alunos através de metodologias como a aprendizagem baseada em projetos. A metodologia consiste no levantamento de referências acadêmicas sobre a cultura maker e seus impactos bem como na combinação de métodos quantitativos e qualitativos para a coleta e análise de dados. Serão realizados questionários e entrevistas com professores e alunos para obter as percepções sobre a experiência no uso dos laboratórios makers e também serão identificados exemplos bem-sucedidos de implantação de laboratórios makers nas escolas da Região do Vale do Açu (RN). Por fim, espera-se que os resultados dessa pesquisa contribuam para a compreensão do uso dos laboratórios maker no ambiente escolar, fortalecendo o processo de ensino e aprendizagem e na ajuda de tomadas de decisões pedagógicas e educacionais para melhorar o ensino. Além disso, deseja-se que essa pesquisa incentive a disseminação desses ambientes inovadores e criativos, centrados no aluno e na resolução de problemas no mundo real.