O estudo aborda a inserção das tecnologias digitais no espaço escolar, problematizando a usabilidade dos jogos eletrônicos nas aulas de Educação Física Escolar. O principal problema abordado questiona se jogos digitais como os Exergames têm potencial para motivar e otimizar o processo de ensino e aprendizagem da Educação Física em escolas públicas com déficits de infraestrutura? O objetivo geral reside em utilizar os Exergames como inovações didático-pedagógicas no processo de ensino-aprendizagem em Educação Física Escolar na Rede Municipal de Ensino de Serra Redonda-PB. Como objetivos específicos, pretende-se examinar o potencial dos jogos digitais como alternativa metodológica ao ensino de Educação Física em escolas públicas municipais com déficits de infraestrutura, bem como investigar como os alunos podem enfrentar e responder de forma participativa, colaborativa e qualitativa ao uso de jogos eletrônicos. A pesquisa caracteriza-se como sendo qualitativa e descritivo-exploratória e será realizada na Escola Pública Municipal de Ensino Fundamental I e II Severino Bernardo Marinho, localizada no distrito de Queimadas, zona rural do Município de Serra Redonda. Os sujeitos participantes da pesquisa totalizarão 16 estudantes, sendo 10 do 8º ano e 06 do 9º ano do ensino Fundamental II. A intervenção junto aos sujeitos participantes consistirá em dois procedimentos, constituindo o primeiro em uma abordagem teórica acerca das modalidades desportivas e, o segundo, em vivências corporais organizadas em grupo. Dois instrumentos serão utilizados na coleta dos dados: o questionário e a escala de satisfação de PACE (Physical Activity Enjoyment Scale). Os resultados da pesquisa serão tratados conforme dois métodos de análise: a Análise de Conteúdo e a escala de satisfação de PACES.