EXERGAMES: UM NOVO OLHAR PARA AS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 97949 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4392 "inscrito_id" => 11747 "titulo" => "EXERGAMES: UM NOVO OLHAR PARA AS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR" "resumo" => "O estudo aborda a inserção das tecnologias digitais no espaço escolar, problematizando a usabilidade dos jogos eletrônicos nas aulas de Educação Física Escolar. O principal problema abordado questiona se jogos digitais como os Exergames têm potencial para motivar e otimizar o processo de ensino e aprendizagem da Educação Física em escolas públicas com déficits de infraestrutura? O objetivo geral reside em utilizar os Exergames como inovações didático-pedagógicas no processo de ensino-aprendizagem em Educação Física Escolar na Rede Municipal de Ensino de Serra Redonda-PB. Como objetivos específicos, pretende-se examinar o potencial dos jogos digitais como alternativa metodológica ao ensino de Educação Física em escolas públicas municipais com déficits de infraestrutura, bem como investigar como os alunos podem enfrentar e responder de forma participativa, colaborativa e qualitativa ao uso de jogos eletrônicos. A pesquisa caracteriza-se como sendo qualitativa e descritivo-exploratória e será realizada na Escola Pública Municipal de Ensino Fundamental I e II Severino Bernardo Marinho, localizada no distrito de Queimadas, zona rural do Município de Serra Redonda. Os sujeitos participantes da pesquisa totalizarão 16 estudantes, sendo 10 do 8º ano e 06 do 9º ano do ensino Fundamental II. A intervenção junto aos sujeitos participantes consistirá em dois procedimentos, constituindo o primeiro em uma abordagem teórica acerca das modalidades desportivas e, o segundo, em vivências corporais organizadas em grupo. Dois instrumentos serão utilizados na coleta dos dados: o questionário e a escala de satisfação de PACE (Physical Activity Enjoyment Scale). Os resultados da pesquisa serão tratados conforme dois métodos de análise: a Análise de Conteúdo e a escala de satisfação de PACES." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD4_ID11747_TB4392_02102023112827.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALLAN KARDEC ALVES DA MOTA" "autor_nome_curto" => "ALLAN" "autor_email" => "ak_mota21@hotmail.com" "autor_ies" => "FACULDADE MAURÍCIO DE NASSAU DE CAMPINA GRANDE (FMN CG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 97949 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4392 "inscrito_id" => 11747 "titulo" => "EXERGAMES: UM NOVO OLHAR PARA AS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR" "resumo" => "O estudo aborda a inserção das tecnologias digitais no espaço escolar, problematizando a usabilidade dos jogos eletrônicos nas aulas de Educação Física Escolar. O principal problema abordado questiona se jogos digitais como os Exergames têm potencial para motivar e otimizar o processo de ensino e aprendizagem da Educação Física em escolas públicas com déficits de infraestrutura? O objetivo geral reside em utilizar os Exergames como inovações didático-pedagógicas no processo de ensino-aprendizagem em Educação Física Escolar na Rede Municipal de Ensino de Serra Redonda-PB. Como objetivos específicos, pretende-se examinar o potencial dos jogos digitais como alternativa metodológica ao ensino de Educação Física em escolas públicas municipais com déficits de infraestrutura, bem como investigar como os alunos podem enfrentar e responder de forma participativa, colaborativa e qualitativa ao uso de jogos eletrônicos. A pesquisa caracteriza-se como sendo qualitativa e descritivo-exploratória e será realizada na Escola Pública Municipal de Ensino Fundamental I e II Severino Bernardo Marinho, localizada no distrito de Queimadas, zona rural do Município de Serra Redonda. Os sujeitos participantes da pesquisa totalizarão 16 estudantes, sendo 10 do 8º ano e 06 do 9º ano do ensino Fundamental II. A intervenção junto aos sujeitos participantes consistirá em dois procedimentos, constituindo o primeiro em uma abordagem teórica acerca das modalidades desportivas e, o segundo, em vivências corporais organizadas em grupo. Dois instrumentos serão utilizados na coleta dos dados: o questionário e a escala de satisfação de PACE (Physical Activity Enjoyment Scale). Os resultados da pesquisa serão tratados conforme dois métodos de análise: a Análise de Conteúdo e a escala de satisfação de PACES." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD4_ID11747_TB4392_02102023112827.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALLAN KARDEC ALVES DA MOTA" "autor_nome_curto" => "ALLAN" "autor_email" => "ak_mota21@hotmail.com" "autor_ies" => "FACULDADE MAURÍCIO DE NASSAU DE CAMPINA GRANDE (FMN CG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }