O presente estudo tem como objetivo principal, analisar as manifestações de ansiedade em estudantes que cursam o ensino médio integrado. A ansiedade pode ser definida como uma emoção, uma resposta natural na vida das pessoas, sendo importante para a sobrevivência e adaptação dos seres humanos. Ela é considerada patológica quando se torna extrema ou irracional e traz prejuízos à vida. Há possibilidade de estar interligada às percepções negativas sobre o futuro e como consequência, provocam uma sensação desagradável de mal-estar psíquico e físico. De acordo com os últimos dados da Organização Mundial da Saúde- OMS (2021), o Brasil é o país que possui a maior prevalência de transtornos de ansiedade do mundo. No ambiente escolar, a ansiedade é um fator importante no que se refere à aprendizagem. No Ensino Médio Integrado, essa situação é ainda mais agravada pela necessidade que o adolescente possui de concluir a educação básica concomitante a uma formação técnica especializada, o que pode ocasionar incertezas e receios quanto às expectativas para o futuro. Trata-se um levantamento sobre estudos realizados com esse escopo, por meio de uma revisão sistemática da literatura em periódicos nacionais de 2019 a 2023. Os artigos, TCCs e dissertações foram pesquisados nas bases de dados: SciELO, Google Acadêmico e Pepsic. Utilizou-se com critério de inclusão, somente periódicos que referenciam o tema ansiedade e estudantes de nível médio integrado. Em geral, os estudos que versam sobre o tema, assinalam que a fase da adolescência, desempenho escolar, escolha profissional, bem como o Exame Nacional do Ensino Médio/ ENEM foram as características mais influentes no surgimento das manifestações de ansiedade entre esses estudantes.