Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A ANSIEDADE EM ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO: UMA REVISÃO DA LITERATURA

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 99668
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 6605
    "inscrito_id" => 21514
    "titulo" => "A ANSIEDADE EM ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO: UMA REVISÃO DA LITERATURA"
    "resumo" => "O presente estudo tem como objetivo principal, analisar as manifestações de ansiedade em estudantes que cursam o ensino médio integrado. A ansiedade pode ser definida como uma emoção, uma resposta natural na vida das pessoas, sendo importante para a sobrevivência e adaptação dos seres humanos. Ela é considerada patológica quando se torna extrema ou irracional e traz prejuízos à vida. Há possibilidade de estar interligada às percepções negativas sobre o futuro e como consequência, provocam uma sensação desagradável de mal-estar psíquico e físico. De acordo com os últimos dados da Organização Mundial da Saúde- OMS (2021), o Brasil é o país que possui a maior prevalência de transtornos de ansiedade do mundo. No ambiente escolar, a ansiedade é um fator importante no que se refere à aprendizagem. No Ensino Médio Integrado, essa situação é ainda mais agravada pela necessidade que o adolescente possui de concluir a educação básica concomitante a uma formação técnica especializada, o que pode ocasionar incertezas e receios quanto às expectativas para o futuro. Trata-se um levantamento sobre estudos realizados com esse escopo, por meio de uma revisão sistemática da literatura em periódicos nacionais de 2019 a 2023. Os artigos, TCCs e dissertações foram pesquisados nas bases de dados: SciELO, Google Acadêmico e Pepsic. Utilizou-se com critério de inclusão, somente periódicos que referenciam o tema ansiedade e estudantes de nível médio integrado. Em geral, os estudos que versam sobre o tema, assinalam que a fase da adolescência, desempenho escolar, escolha profissional, bem como o Exame Nacional do Ensino Médio/ ENEM foram as características mais influentes no surgimento das manifestações de ansiedade entre esses estudantes."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD4_ID21514_TB6605_28092023144742.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DENISE DUARTE SILVA BRITO"
    "autor_nome_curto" => "DENISE"
    "autor_email" => "denise.duarte@afogados.if"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SERTÃO PERNAMBUCANO (IF SERTÃO)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 99668
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 6605
    "inscrito_id" => 21514
    "titulo" => "A ANSIEDADE EM ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO: UMA REVISÃO DA LITERATURA"
    "resumo" => "O presente estudo tem como objetivo principal, analisar as manifestações de ansiedade em estudantes que cursam o ensino médio integrado. A ansiedade pode ser definida como uma emoção, uma resposta natural na vida das pessoas, sendo importante para a sobrevivência e adaptação dos seres humanos. Ela é considerada patológica quando se torna extrema ou irracional e traz prejuízos à vida. Há possibilidade de estar interligada às percepções negativas sobre o futuro e como consequência, provocam uma sensação desagradável de mal-estar psíquico e físico. De acordo com os últimos dados da Organização Mundial da Saúde- OMS (2021), o Brasil é o país que possui a maior prevalência de transtornos de ansiedade do mundo. No ambiente escolar, a ansiedade é um fator importante no que se refere à aprendizagem. No Ensino Médio Integrado, essa situação é ainda mais agravada pela necessidade que o adolescente possui de concluir a educação básica concomitante a uma formação técnica especializada, o que pode ocasionar incertezas e receios quanto às expectativas para o futuro. Trata-se um levantamento sobre estudos realizados com esse escopo, por meio de uma revisão sistemática da literatura em periódicos nacionais de 2019 a 2023. Os artigos, TCCs e dissertações foram pesquisados nas bases de dados: SciELO, Google Acadêmico e Pepsic. Utilizou-se com critério de inclusão, somente periódicos que referenciam o tema ansiedade e estudantes de nível médio integrado. Em geral, os estudos que versam sobre o tema, assinalam que a fase da adolescência, desempenho escolar, escolha profissional, bem como o Exame Nacional do Ensino Médio/ ENEM foram as características mais influentes no surgimento das manifestações de ansiedade entre esses estudantes."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD4_ID21514_TB6605_28092023144742.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DENISE DUARTE SILVA BRITO"
    "autor_nome_curto" => "DENISE"
    "autor_email" => "denise.duarte@afogados.if"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SERTÃO PERNAMBUCANO (IF SERTÃO)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O presente estudo tem como objetivo principal, analisar as manifestações de ansiedade em estudantes que cursam o ensino médio integrado. A ansiedade pode ser definida como uma emoção, uma resposta natural na vida das pessoas, sendo importante para a sobrevivência e adaptação dos seres humanos. Ela é considerada patológica quando se torna extrema ou irracional e traz prejuízos à vida. Há possibilidade de estar interligada às percepções negativas sobre o futuro e como consequência, provocam uma sensação desagradável de mal-estar psíquico e físico. De acordo com os últimos dados da Organização Mundial da Saúde- OMS (2021), o Brasil é o país que possui a maior prevalência de transtornos de ansiedade do mundo. No ambiente escolar, a ansiedade é um fator importante no que se refere à aprendizagem. No Ensino Médio Integrado, essa situação é ainda mais agravada pela necessidade que o adolescente possui de concluir a educação básica concomitante a uma formação técnica especializada, o que pode ocasionar incertezas e receios quanto às expectativas para o futuro. Trata-se um levantamento sobre estudos realizados com esse escopo, por meio de uma revisão sistemática da literatura em periódicos nacionais de 2019 a 2023. Os artigos, TCCs e dissertações foram pesquisados nas bases de dados: SciELO, Google Acadêmico e Pepsic. Utilizou-se com critério de inclusão, somente periódicos que referenciam o tema ansiedade e estudantes de nível médio integrado. Em geral, os estudos que versam sobre o tema, assinalam que a fase da adolescência, desempenho escolar, escolha profissional, bem como o Exame Nacional do Ensino Médio/ ENEM foram as características mais influentes no surgimento das manifestações de ansiedade entre esses estudantes.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.