O presente artigo é fruto da Tese de Doutorado em Ciências da Educação, e objetiva analisar o perfil do docente na Educação Especial num município baiano, mediante sua formação inicial e continuada, visando enxergar a inclusão no contexto escolar. Busca-se também trazer um pouco da História da Educação Inclusiva no Brasil, bem como destaca os marcos legais nacionais e internacionais. Compreende-se que não apenas as pessoas com deficiências façam parte dos beneficiados pela inclusão, mas todas as crianças, jovens e adultos que por alguma razão se encontram distanciados dos seus direitos básicos a educação e vivência social. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, através de questionários e análise da realidade. Foi realizado um apanhado histórico sobre a formação de professores no Brasil, desde os primórdios aos dias atuais. Assim, foi possível conhecer o que de fato é uma escola inclusiva, sua estrutura, desafios e perspectivas rumo ao inclusão de todos os estudantes, independentemente de suas condições físicas, psíquicas ou socioeconômicas. A inclusão de pessoas com deficiências constitui-se uma proposta politicamente correta que representam valores simbólicos importantes. Os resultados apontam que há muito para ser feito no tocante a inclusão, embora tenha avançado essa causa no cenário nacional, ainda não são é suficiente e eficaz em todos os lugares e escolas. Enfim, a inclusão, nasce de um princípio ideológico em defesa da igualdade de direitos e de acesso para todos os cidadãos.