O programa de residência pedagógica vem buscando o aprimoramento da formação docente por meio da necessária articulação entre o que os alunos aprendem na universidade e o que experimentam na prática da residência, considerando interligar as oportunidades de relacionar teoria e prática docente. O objetivo desse trabalho é relatar a vivência, percepção e contribuições de uma residente obtidas com o Programa de Residência Pedagógica (PRP), no núcleo de Ciências Biológicas, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) campus Princesa Isabel, numa turma de 3º ano nessa mesma instituição. Nesse sentido, esse trabalho irá detalhar a vivência durante 6 (seis) meses do PRP descrevendo os momentos mais marcantes e relatando as contribuições dessas ações para a residente. Para tal, foram utilizadas anotações e registros fotográficos das vivências para desenvolver esse relato. De posse das experiências vivenciadas, é possível afirmar que o PRP possibilita ampliar os conhecimentos acerca da teoria e prática no cotidiano, aperfeiçoando a prática profissional e a formação docente. Os resultados do PRP mostraram-se com grande importância para a residente, contribuindo para o desenvolvimento de um olhar crítico e reflexivo sobre a docência na prática, possibilitando um aprimoramento do conhecimento do espaço que será seu futuro ambiente profissional.