Esta comunicação apresenta o relato de experiência vivenciada por professoras e professores que integram um grupo de pesquisa e formação de professores dos anos iniciais no âmbito de uma oficina realizada no formato online em dois contextos formativos, a saber: o próprio grupo de pesquisa e formação de professores em que atuam, e, na formação realizada em uma escola da rede pública de São Paulo participante do projeto Revitalização do Ensino de Matemática na Educação Básica: lições de Malba Tahan. A oficina intitulada: Desafios e perspectivas: Caminhos da Proporcionalidade à Regra de Três foi dinamizada de forma lúdica, explorando diferentes elementos matemáticos, relativos ao tema, contidos nas obras de Malba Tahan e tarefas investigativas. As discussões tecidas junto aos professores e professoras no âmbito do grupo de estudos, assim como as resoluções das tarefas propostas na plataforma digital, apontam para o (re)significado do conceito de proporcionalidade por parte dos participantes da oficina. Tão importante quanto a re(significação) do conceito, foi também o reconhecimento das contribuições do grupo em relação ao uso da literatura como aliada ao ensino de matemática. Os dados produzidos neste contexto formativo serão analisados na perspectiva do conhecimento especializado do professor que ensina matemática (MTSK).