Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

IMPORTÂNCIA DAS AULAS PRÁTICAS NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM NO CURSO TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA DO IFAC

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 96288
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 2147
    "inscrito_id" => 12707
    "titulo" => "IMPORTÂNCIA DAS AULAS PRÁTICAS NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM NO CURSO TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA DO IFAC"
    "resumo" => "A formação de alunos do ensino técnico profissionalizante passa pelo aprendizado teórico e prático de técnicas importantes e necessárias no processo ensino aprendizagem. O ensino técnico na modalidade integrado deve disponibilizar a formação básica do Ensino Médio, presente nas Diretrizes Nacionais para o Ensino Médio e também, a atribuição da formação profissionalizante dos alunos. Sendo assim, a relação teoria-prática precisa estar presente em todos os momentos escolares para que os discentes ao concluírem sua formação estejam preparados de forma integral. Destaca-se, que a relação teoria e prática deve ser indissociável e que devem ser utilizadas estratégias educacionais à compreensão dos significados e à integração entre a teoria e a vivência da prática profissional. Neste sentido, o objetivo do trabalho é analisar o que os estudantes do ensino Técnico em Agropecuária do Instituto Federal do Acre – Campus Cruzeiro do Sul entendem por aula prática e qual a relevância em sua formação. Para isso, participaram da pesquisa 35 alunos do curso, que realizavam no período da pesquisa o componente curricular Agricultura I. Utilizou-se como ferramenta de avaliação um questionário contendo questões sobre alguns conceitos já vistos previamente em sala de aula e, em seguida, participaram de exposição prática em campo. Após o término da aula, os alunos foram convidados a responder um questionário discursivo contendo perguntas sobre a importância das aulas práticas no processo de aprendizado. Realizou-se a análise das respostas, onde foi identificado que todos os alunos compreendem aula prática como forma de fixar as informações teóricas e vivenciar experiências que facilitem o processo de aprendizagem ao longo de sua formação e vida profissional"
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID12707_TB2147_04052023182117.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "WILLIANE MARIA DE OLIVEIRA MARTINS"
    "autor_nome_curto" => "WILLIANE"
    "autor_email" => "williane.martins@ifac.edu"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO ACRE (IFAC)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 96288
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 2147
    "inscrito_id" => 12707
    "titulo" => "IMPORTÂNCIA DAS AULAS PRÁTICAS NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM NO CURSO TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA DO IFAC"
    "resumo" => "A formação de alunos do ensino técnico profissionalizante passa pelo aprendizado teórico e prático de técnicas importantes e necessárias no processo ensino aprendizagem. O ensino técnico na modalidade integrado deve disponibilizar a formação básica do Ensino Médio, presente nas Diretrizes Nacionais para o Ensino Médio e também, a atribuição da formação profissionalizante dos alunos. Sendo assim, a relação teoria-prática precisa estar presente em todos os momentos escolares para que os discentes ao concluírem sua formação estejam preparados de forma integral. Destaca-se, que a relação teoria e prática deve ser indissociável e que devem ser utilizadas estratégias educacionais à compreensão dos significados e à integração entre a teoria e a vivência da prática profissional. Neste sentido, o objetivo do trabalho é analisar o que os estudantes do ensino Técnico em Agropecuária do Instituto Federal do Acre – Campus Cruzeiro do Sul entendem por aula prática e qual a relevância em sua formação. Para isso, participaram da pesquisa 35 alunos do curso, que realizavam no período da pesquisa o componente curricular Agricultura I. Utilizou-se como ferramenta de avaliação um questionário contendo questões sobre alguns conceitos já vistos previamente em sala de aula e, em seguida, participaram de exposição prática em campo. Após o término da aula, os alunos foram convidados a responder um questionário discursivo contendo perguntas sobre a importância das aulas práticas no processo de aprendizado. Realizou-se a análise das respostas, onde foi identificado que todos os alunos compreendem aula prática como forma de fixar as informações teóricas e vivenciar experiências que facilitem o processo de aprendizagem ao longo de sua formação e vida profissional"
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID12707_TB2147_04052023182117.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "WILLIANE MARIA DE OLIVEIRA MARTINS"
    "autor_nome_curto" => "WILLIANE"
    "autor_email" => "williane.martins@ifac.edu"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO ACRE (IFAC)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

A formação de alunos do ensino técnico profissionalizante passa pelo aprendizado teórico e prático de técnicas importantes e necessárias no processo ensino aprendizagem. O ensino técnico na modalidade integrado deve disponibilizar a formação básica do Ensino Médio, presente nas Diretrizes Nacionais para o Ensino Médio e também, a atribuição da formação profissionalizante dos alunos. Sendo assim, a relação teoria-prática precisa estar presente em todos os momentos escolares para que os discentes ao concluírem sua formação estejam preparados de forma integral. Destaca-se, que a relação teoria e prática deve ser indissociável e que devem ser utilizadas estratégias educacionais à compreensão dos significados e à integração entre a teoria e a vivência da prática profissional. Neste sentido, o objetivo do trabalho é analisar o que os estudantes do ensino Técnico em Agropecuária do Instituto Federal do Acre – Campus Cruzeiro do Sul entendem por aula prática e qual a relevância em sua formação. Para isso, participaram da pesquisa 35 alunos do curso, que realizavam no período da pesquisa o componente curricular Agricultura I. Utilizou-se como ferramenta de avaliação um questionário contendo questões sobre alguns conceitos já vistos previamente em sala de aula e, em seguida, participaram de exposição prática em campo. Após o término da aula, os alunos foram convidados a responder um questionário discursivo contendo perguntas sobre a importância das aulas práticas no processo de aprendizado. Realizou-se a análise das respostas, onde foi identificado que todos os alunos compreendem aula prática como forma de fixar as informações teóricas e vivenciar experiências que facilitem o processo de aprendizagem ao longo de sua formação e vida profissional

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.