A formação de alunos do ensino técnico profissionalizante passa pelo aprendizado teórico e prático de técnicas importantes e necessárias no processo ensino aprendizagem. O ensino técnico na modalidade integrado deve disponibilizar a formação básica do Ensino Médio, presente nas Diretrizes Nacionais para o Ensino Médio e também, a atribuição da formação profissionalizante dos alunos. Sendo assim, a relação teoria-prática precisa estar presente em todos os momentos escolares para que os discentes ao concluírem sua formação estejam preparados de forma integral. Destaca-se, que a relação teoria e prática deve ser indissociável e que devem ser utilizadas estratégias educacionais à compreensão dos significados e à integração entre a teoria e a vivência da prática profissional. Neste sentido, o objetivo do trabalho é analisar o que os estudantes do ensino Técnico em Agropecuária do Instituto Federal do Acre – Campus Cruzeiro do Sul entendem por aula prática e qual a relevância em sua formação. Para isso, participaram da pesquisa 35 alunos do curso, que realizavam no período da pesquisa o componente curricular Agricultura I. Utilizou-se como ferramenta de avaliação um questionário contendo questões sobre alguns conceitos já vistos previamente em sala de aula e, em seguida, participaram de exposição prática em campo. Após o término da aula, os alunos foram convidados a responder um questionário discursivo contendo perguntas sobre a importância das aulas práticas no processo de aprendizado. Realizou-se a análise das respostas, onde foi identificado que todos os alunos compreendem aula prática como forma de fixar as informações teóricas e vivenciar experiências que facilitem o processo de aprendizagem ao longo de sua formação e vida profissional