Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DESENVOLVIMENTO DE HORTA ESCOLAR: CONTRIBUIÇÕES SIGNIFICATIVAS PARA O DESEMPENHO PEDAGÓGICO E ALIMENTAR DOS ALUNOS DE UMA ESCOLA DO MUNICÍPIO DE ARAGUATINS

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 01 - Formação de Professores
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 95230
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 773
    "inscrito_id" => 9075
    "titulo" => "DESENVOLVIMENTO DE HORTA ESCOLAR: CONTRIBUIÇÕES SIGNIFICATIVAS PARA O DESEMPENHO PEDAGÓGICO E ALIMENTAR DOS ALUNOS DE UMA ESCOLA DO MUNICÍPIO DE ARAGUATINS"
    "resumo" => "A implantação de uma horta coletiva na escola favorece aos alunos correlacionar conhecimentos das diversas disciplinas vivenciadas na escola a partir de algo concreto, pois aprimora o processo de ensino-aprendizagem, além de incentivar iniciativas que promovam a alimentação saudável. Neste âmbito, este trabalho abordou a produção de uma horta dentro de uma unidade escolar estadual, localizada na cidade de Araguatins-To (Região do Bico do Papagaio), afim de fortalecer o ensino multidisciplinar com a prática e produção do cultivo. Quanto aos aspectos metodológicos, para implementação do projeto foi realizado uma análise da disponibilidade dos docentes e discentes das disciplinas de agronegócio, empreendedorismo, eletiva de química, e as disciplinas ofertadas no ensino médio como matemática, química, biologia, geografia, história. Por conseguinte, foi levantado referencial bibliográfico especializado que orientasse sobre o cultivo e manejo das hortaliças e construção da horta. Estes materiais foram estudados e discutidos com todos os participantes e criado o cronograma de implementação. Por tanto, pôde-se concluir que essa iniciativa promoveu interligações significativas entre os participantes a respeito da alimentação escolar e do uso materiais recicláveis para incentivar a hábitos ambientais sustentáveis. Além do mais, observou-se que a multidisciplinariedade possui papel importante na escola e deve ser incentivada, pois torna o processo de ensino-aprendizagem interessante e com grandes impactos, já que este contribui para uma prática sustentável e educativa afim de compartilhar conhecimentos dos estudantes, professores e demais participantes."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID9075_TB773_20112023212223.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:27"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA ELAINE FARIAS SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "MARIA"
    "autor_email" => "maria.sousa35@estudante.i"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TOCANTINS (IFTO)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 95230
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 773
    "inscrito_id" => 9075
    "titulo" => "DESENVOLVIMENTO DE HORTA ESCOLAR: CONTRIBUIÇÕES SIGNIFICATIVAS PARA O DESEMPENHO PEDAGÓGICO E ALIMENTAR DOS ALUNOS DE UMA ESCOLA DO MUNICÍPIO DE ARAGUATINS"
    "resumo" => "A implantação de uma horta coletiva na escola favorece aos alunos correlacionar conhecimentos das diversas disciplinas vivenciadas na escola a partir de algo concreto, pois aprimora o processo de ensino-aprendizagem, além de incentivar iniciativas que promovam a alimentação saudável. Neste âmbito, este trabalho abordou a produção de uma horta dentro de uma unidade escolar estadual, localizada na cidade de Araguatins-To (Região do Bico do Papagaio), afim de fortalecer o ensino multidisciplinar com a prática e produção do cultivo. Quanto aos aspectos metodológicos, para implementação do projeto foi realizado uma análise da disponibilidade dos docentes e discentes das disciplinas de agronegócio, empreendedorismo, eletiva de química, e as disciplinas ofertadas no ensino médio como matemática, química, biologia, geografia, história. Por conseguinte, foi levantado referencial bibliográfico especializado que orientasse sobre o cultivo e manejo das hortaliças e construção da horta. Estes materiais foram estudados e discutidos com todos os participantes e criado o cronograma de implementação. Por tanto, pôde-se concluir que essa iniciativa promoveu interligações significativas entre os participantes a respeito da alimentação escolar e do uso materiais recicláveis para incentivar a hábitos ambientais sustentáveis. Além do mais, observou-se que a multidisciplinariedade possui papel importante na escola e deve ser incentivada, pois torna o processo de ensino-aprendizagem interessante e com grandes impactos, já que este contribui para uma prática sustentável e educativa afim de compartilhar conhecimentos dos estudantes, professores e demais participantes."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID9075_TB773_20112023212223.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:27"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA ELAINE FARIAS SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "MARIA"
    "autor_email" => "maria.sousa35@estudante.i"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TOCANTINS (IFTO)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

A implantação de uma horta coletiva na escola favorece aos alunos correlacionar conhecimentos das diversas disciplinas vivenciadas na escola a partir de algo concreto, pois aprimora o processo de ensino-aprendizagem, além de incentivar iniciativas que promovam a alimentação saudável. Neste âmbito, este trabalho abordou a produção de uma horta dentro de uma unidade escolar estadual, localizada na cidade de Araguatins-To (Região do Bico do Papagaio), afim de fortalecer o ensino multidisciplinar com a prática e produção do cultivo. Quanto aos aspectos metodológicos, para implementação do projeto foi realizado uma análise da disponibilidade dos docentes e discentes das disciplinas de agronegócio, empreendedorismo, eletiva de química, e as disciplinas ofertadas no ensino médio como matemática, química, biologia, geografia, história. Por conseguinte, foi levantado referencial bibliográfico especializado que orientasse sobre o cultivo e manejo das hortaliças e construção da horta. Estes materiais foram estudados e discutidos com todos os participantes e criado o cronograma de implementação. Por tanto, pôde-se concluir que essa iniciativa promoveu interligações significativas entre os participantes a respeito da alimentação escolar e do uso materiais recicláveis para incentivar a hábitos ambientais sustentáveis. Além do mais, observou-se que a multidisciplinariedade possui papel importante na escola e deve ser incentivada, pois torna o processo de ensino-aprendizagem interessante e com grandes impactos, já que este contribui para uma prática sustentável e educativa afim de compartilhar conhecimentos dos estudantes, professores e demais participantes.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.