Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

REFLEXÕES SOBRE O CUIDADO COM O MEIO AMBIENTE: NA BUSCA POR UM PENSAMENTO CRÍTICO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 14 - Educação Ambiental
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 98635
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 5256
    "inscrito_id" => 847
    "titulo" => "REFLEXÕES SOBRE O CUIDADO COM O MEIO AMBIENTE: NA BUSCA POR UM PENSAMENTO CRÍTICO"
    "resumo" => "O artigo registra de forma reflexiva o contexto histórico da educação ambiental no Brasil. Faz parte das leituras feitas durante a realização da disciplina Epistemologia Ecológica vivenciada no curso de Doutorado em Ensino oferecido pela Rede Nordeste de Ensino (RENOEN) - Polo UFRPE. Utiliza-se a metodologia ensaística, pretende-se registrar conceitos e reflexões dos autores que compõem o referencial teórico. Busca-se realizar um diálogo escrito entre os autores: Left (1999), Leroy (2002), Lima (2003). Loureiro (2006), Orlandi (1996) e Carvalho (2001). O trabalho aborda a temática da Educação Ambiental crítica no momento em que muitas discussões aparecem sobre o desenvolvimento sustentável. É importante escrever e refletir também sobre o contexto mundial e os posicionamentos sobre educação ambiental apresentados hodiernamente para compreender quais são os desdobramentos e as possíveis interações que podem ser realizadas também no ambiente escolar. Destacam-se pontos importantes no trabalho, tais como a crise ambiental que interdita caminhos para o desenvolvimento humano, o desenvolvimento econômico baseado no capitalismo que enfraquece a sensibilidade ambiental nas pessoas e atinge um problema grave de dimensão planetária. Reflete-se ainda que em se tratando do ensino de ciências, observa-se a importância conferida ao desenvolvimento de uma compreensão crítica da ciência, da tecnologia e de seus impactos profundos na cultura, no ambiente e nos comportamentos humanos. Contrapondo-se a um viés meramente conteudista, apresenta-se um enfoque fundamentado na alfabetização científica e nas relações entre Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA). A partir dos enfoques, interpela-se acerca da complexidade dos cuidados com o meio ambiente, assunto atual e importante, que não se fecha em uma área de conhecimento, mas, ao contrário, abre-se como uma rosa com várias pétalas de conhecimentos. Neste trabalho busca-se fazer uma relação entre a educação ambiental com abordagem CTSA, com objetivo de promover o desenvolvimento do pensamento crítico dos estudantes e professores."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID847_TB5256_03102023234136.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MILCA MARIA CAVALCANTI DE PAULA"
    "autor_nome_curto" => "Milca Maria Cav"
    "autor_email" => "milcanti@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 98635
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 5256
    "inscrito_id" => 847
    "titulo" => "REFLEXÕES SOBRE O CUIDADO COM O MEIO AMBIENTE: NA BUSCA POR UM PENSAMENTO CRÍTICO"
    "resumo" => "O artigo registra de forma reflexiva o contexto histórico da educação ambiental no Brasil. Faz parte das leituras feitas durante a realização da disciplina Epistemologia Ecológica vivenciada no curso de Doutorado em Ensino oferecido pela Rede Nordeste de Ensino (RENOEN) - Polo UFRPE. Utiliza-se a metodologia ensaística, pretende-se registrar conceitos e reflexões dos autores que compõem o referencial teórico. Busca-se realizar um diálogo escrito entre os autores: Left (1999), Leroy (2002), Lima (2003). Loureiro (2006), Orlandi (1996) e Carvalho (2001). O trabalho aborda a temática da Educação Ambiental crítica no momento em que muitas discussões aparecem sobre o desenvolvimento sustentável. É importante escrever e refletir também sobre o contexto mundial e os posicionamentos sobre educação ambiental apresentados hodiernamente para compreender quais são os desdobramentos e as possíveis interações que podem ser realizadas também no ambiente escolar. Destacam-se pontos importantes no trabalho, tais como a crise ambiental que interdita caminhos para o desenvolvimento humano, o desenvolvimento econômico baseado no capitalismo que enfraquece a sensibilidade ambiental nas pessoas e atinge um problema grave de dimensão planetária. Reflete-se ainda que em se tratando do ensino de ciências, observa-se a importância conferida ao desenvolvimento de uma compreensão crítica da ciência, da tecnologia e de seus impactos profundos na cultura, no ambiente e nos comportamentos humanos. Contrapondo-se a um viés meramente conteudista, apresenta-se um enfoque fundamentado na alfabetização científica e nas relações entre Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA). A partir dos enfoques, interpela-se acerca da complexidade dos cuidados com o meio ambiente, assunto atual e importante, que não se fecha em uma área de conhecimento, mas, ao contrário, abre-se como uma rosa com várias pétalas de conhecimentos. Neste trabalho busca-se fazer uma relação entre a educação ambiental com abordagem CTSA, com objetivo de promover o desenvolvimento do pensamento crítico dos estudantes e professores."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID847_TB5256_03102023234136.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MILCA MARIA CAVALCANTI DE PAULA"
    "autor_nome_curto" => "Milca Maria Cav"
    "autor_email" => "milcanti@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O artigo registra de forma reflexiva o contexto histórico da educação ambiental no Brasil. Faz parte das leituras feitas durante a realização da disciplina Epistemologia Ecológica vivenciada no curso de Doutorado em Ensino oferecido pela Rede Nordeste de Ensino (RENOEN) - Polo UFRPE. Utiliza-se a metodologia ensaística, pretende-se registrar conceitos e reflexões dos autores que compõem o referencial teórico. Busca-se realizar um diálogo escrito entre os autores: Left (1999), Leroy (2002), Lima (2003). Loureiro (2006), Orlandi (1996) e Carvalho (2001). O trabalho aborda a temática da Educação Ambiental crítica no momento em que muitas discussões aparecem sobre o desenvolvimento sustentável. É importante escrever e refletir também sobre o contexto mundial e os posicionamentos sobre educação ambiental apresentados hodiernamente para compreender quais são os desdobramentos e as possíveis interações que podem ser realizadas também no ambiente escolar. Destacam-se pontos importantes no trabalho, tais como a crise ambiental que interdita caminhos para o desenvolvimento humano, o desenvolvimento econômico baseado no capitalismo que enfraquece a sensibilidade ambiental nas pessoas e atinge um problema grave de dimensão planetária. Reflete-se ainda que em se tratando do ensino de ciências, observa-se a importância conferida ao desenvolvimento de uma compreensão crítica da ciência, da tecnologia e de seus impactos profundos na cultura, no ambiente e nos comportamentos humanos. Contrapondo-se a um viés meramente conteudista, apresenta-se um enfoque fundamentado na alfabetização científica e nas relações entre Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA). A partir dos enfoques, interpela-se acerca da complexidade dos cuidados com o meio ambiente, assunto atual e importante, que não se fecha em uma área de conhecimento, mas, ao contrário, abre-se como uma rosa com várias pétalas de conhecimentos. Neste trabalho busca-se fazer uma relação entre a educação ambiental com abordagem CTSA, com objetivo de promover o desenvolvimento do pensamento crítico dos estudantes e professores.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.