O presente estudo se constitui de uma reflexão acerca do papel da gestão escolar no que se refere aos percursos e percalços das relações cotidianas com os saberes e as figuras do aprender, considerando o processo de composição histórica da gestão escolar, sendo esta, uma importante dimensão dinâmica da sociedade. As indagações a que se pretende responder nesta pesquisa envolvem a compreensão das ações desenvolvidas pela gestão escolar e as relações estabelecidas nesse contexto influenciam a construção dos saberes articulados com as figuras do aprender. O perfil metodológico ora utilizado enfatizou a abordagem qualitativa mediante revisão de literatura. Assim, sua perspectiva está baseada nos referenciais teóricos: Charlot (2000), Libâneo (2012), Freitag (1974), Soares (2012), Lück (2009), Saviani (2011), dentre outros, além dos dispositivos legais que normatizam a educação brasileira. Tais referências evidenciam que, a gestão escolar está intimamente ligada ao processo institucional e de ensino aprendizagem na medida em que amplia sua função frente às exigências da qualidade da educação. A partir dos resultados obtidos é possível compreender a infinitude da aprendizagem humana, onde esta, dar-se por meio das interações cognitivas e sociais estabelecidas com as figuras que compõe o contexto escolar. Conclui-se que, refletir sobre relações que oportunizem a construção dos saberes é de suma importância para a compreensão das relações epistêmicas, sociais e identitária desse ser imerso no processo de aprendizagem dos educandos.