No presente artigo é apresentada a fase inicial de uma pesquisa que visa analisar e refletir sobre como a discalculia é discutida durante o processo formativo docente em matemática. Nesse intuito, realizamos um levantamento bibliográfico de cunho qualitativo (GIL, 2008) com o objetivo de, sob o ponto de vista histórico, descrever brevemente o processo de surgimento do termo no conhecimento humano, bem como suas características, tipos e níveis. A fim de compreender os conceitos que envolvem a discalculia a partir da perspectiva de diferentes autores, observou-se por meio da pesquisa bibliográfica que este estudo ainda não foi totalmente difundido no meio acadêmico. As conclusões do trabalho fundamentam-se na reflexão acerca da necessidade de uma capacitação para os professores que promovam a inclusão e o desenvolvimento de pautas voltadas para a integração no meio acadêmico. Portanto, nota-se como o estudo envolvendo o transtorno específico da aprendizagem com prejuízo na matemática é fundamental para a atuação docente, devendo ser desenvolvido desde a formação de licenciandos em matemática. Posteriormente, pretendemos investigar e analisar como o tema é apresentado na estrutura curricular do curso de licenciatura em Matemática ofertado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), bem como sugerir propostas de atividades que oportunizem a produção de conhecimento sobre a temática em foco.