FORMAÇÃO DOCENTE E DISCALCULIA: UM LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 97391 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 3642 "inscrito_id" => 17270 "titulo" => "FORMAÇÃO DOCENTE E DISCALCULIA: UM LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO" "resumo" => "No presente artigo é apresentada a fase inicial de uma pesquisa que visa analisar e refletir sobre como a discalculia é discutida durante o processo formativo docente em matemática. Nesse intuito, realizamos um levantamento bibliográfico de cunho qualitativo (GIL, 2008) com o objetivo de, sob o ponto de vista histórico, descrever brevemente o processo de surgimento do termo no conhecimento humano, bem como suas características, tipos e níveis. A fim de compreender os conceitos que envolvem a discalculia a partir da perspectiva de diferentes autores, observou-se por meio da pesquisa bibliográfica que este estudo ainda não foi totalmente difundido no meio acadêmico. As conclusões do trabalho fundamentam-se na reflexão acerca da necessidade de uma capacitação para os professores que promovam a inclusão e o desenvolvimento de pautas voltadas para a integração no meio acadêmico. Portanto, nota-se como o estudo envolvendo o transtorno específico da aprendizagem com prejuízo na matemática é fundamental para a atuação docente, devendo ser desenvolvido desde a formação de licenciandos em matemática. Posteriormente, pretendemos investigar e analisar como o tema é apresentado na estrutura curricular do curso de licenciatura em Matemática ofertado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), bem como sugerir propostas de atividades que oportunizem a produção de conhecimento sobre a temática\u{A0}em\u{A0}foco." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID17270_TB3642_31052023102627.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA FÁTIMA MOREIRA OLIVEIRA FRANÇA" "autor_nome_curto" => "MARIA" "autor_email" => "fatima.moreira@escolar.if" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 97391 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 3642 "inscrito_id" => 17270 "titulo" => "FORMAÇÃO DOCENTE E DISCALCULIA: UM LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO" "resumo" => "No presente artigo é apresentada a fase inicial de uma pesquisa que visa analisar e refletir sobre como a discalculia é discutida durante o processo formativo docente em matemática. Nesse intuito, realizamos um levantamento bibliográfico de cunho qualitativo (GIL, 2008) com o objetivo de, sob o ponto de vista histórico, descrever brevemente o processo de surgimento do termo no conhecimento humano, bem como suas características, tipos e níveis. A fim de compreender os conceitos que envolvem a discalculia a partir da perspectiva de diferentes autores, observou-se por meio da pesquisa bibliográfica que este estudo ainda não foi totalmente difundido no meio acadêmico. As conclusões do trabalho fundamentam-se na reflexão acerca da necessidade de uma capacitação para os professores que promovam a inclusão e o desenvolvimento de pautas voltadas para a integração no meio acadêmico. Portanto, nota-se como o estudo envolvendo o transtorno específico da aprendizagem com prejuízo na matemática é fundamental para a atuação docente, devendo ser desenvolvido desde a formação de licenciandos em matemática. Posteriormente, pretendemos investigar e analisar como o tema é apresentado na estrutura curricular do curso de licenciatura em Matemática ofertado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), bem como sugerir propostas de atividades que oportunizem a produção de conhecimento sobre a temática\u{A0}em\u{A0}foco." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID17270_TB3642_31052023102627.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA FÁTIMA MOREIRA OLIVEIRA FRANÇA" "autor_nome_curto" => "MARIA" "autor_email" => "fatima.moreira@escolar.if" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }