Este trabalho busca apresentar a importância das aulas práticas no ensino de Ciências da Natureza, como importante ferramenta para o processo de ensino e aprendizagem, demonstrando a possibilidade de inovação no ensino da Biologia. A Reforma do Ensino Médio - Lei 13.415/2017, determina que o currículo do NEM deverá ser composto pela Formação Geral Básica - FGB a ser orientada pela Base Nacional Comum Curricular - BNCC e, pelos denominados Itinerários Formativos - IF que deverão ser organizados por meio da oferta de diferentes arranjos curriculares, conforme a relevância para o contexto local e a possibilidade dos sistemas de ensino. A Unidade Curricular Natureza revelada é uma proposta direcionada para docentes das áreas do conhecimento de Ciências da Natureza e Linguagens, e tem por objetivo promover a interdisciplinaridade. Este estudo tem como objetivo verificar, por meio de práticas experimentais, a compreensão dos estudantes sobre a temática contemplada. Para tanto, foram elaboradas atividades experimentais abordando os sentidos, a distinção e o aprimoramento da percepção deles, buscando a compreensão de como o cérebro se comunica com os olhos, ouvidos, boca, nariz e pele, e como essa relação influencia as reações dos sujeitos com o ambiente que os cerca. As práticas experimentais constituem um importante recurso didático para o ensino das Ciências da Natureza, visto que são metodologias indispensáveis ao auxílio da compreensão de determinadas temáticas, como na Biologia, que possui alguns conceitos difíceis de serem compreendidos e/ou explicados. As práticas realizadas proporcionaram uma maior interatividade com os alunos por serem de fácil entendimento e divergirem das aulas tradicionais, culminando num processo de aprendizagem ativa, além de oportunizar a verificação e a investigação dos conteúdos conceituais abordados. Por fim, observou-se que as práticas contribuíram também para a expansão das concepções dos estudantes sobre as relações mantidas entre o indivíduo e o mundo.