Uma realidade quase unanime em todo Brasil, que afeta muitas instituições de ensino, é a falta de material didático que possa ser utilizado como forma de implementação nas aulas de ciências da natureza, disciplina essa, que muitas vezes exige uma percepção mais aprofundada por parte dos alunos, com materiais que possam colaborar com o aprendizado dos estudantes, a ausência desse tipo de material pode tornar o conteúdo muito abstrato, inviabilizando a compreensão efetiva. Dessa forma, esse estudo teve como principal objetivo elucidar as principais contribuições da produção de material didático-pedagógico junto aos alunos do 8º e 9º como um recurso de implementação e fixação dos conteúdos de astronomia, tendo em vista que, os conteúdos de Astronomia exigem uma compreensão mais tangível e menos verbalista, por se tratar de um conteúdo que exige uma compressão mais visual do ecossistema espacial, o uso de ferramentas como, maquetes, produção de imagens, podem produzir uma percepção mais aprofundada dos astros. Utilizar um material em sala de aula, de forma a tornar o processo de ensino aprendizagem mais concreto, menos verbalístico, mais eficaz e eficiente, é uma preocupação que tem acompanhado a educação brasileira ao longo de sua história. Foi possível notar que os discentes do ensino básico além de se mostrarem mais interessados pelos conteúdos, eles também tiveram um aumento significativo na compreensão do tema, tendo em vista que os mesmos, no momento da produção se empenharam para produzir algo que pudesse ser aplicado dentro de sala de aula, tornando o conteúdo ainda mais dinâmico, sendo que a troca de ideais entre eles proporcionou um aprendizado homogêneo acerca da astronomia.