DISCIPLINA COMPLEMENTAR DE GRADUAÇÃO INTEGRADORA DE STEAM NO CURRÍCULO
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 95734 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1431 "inscrito_id" => 12064 "titulo" => "DISCIPLINA COMPLEMENTAR DE GRADUAÇÃO INTEGRADORA DE STEAM NO CURRÍCULO" "resumo" => "Nossa preocupação temática das últimas décadas de trabalho docente no ensino superior está cenrada no âmbito da formação inicial de professores de Ciências da Natureza e suas Tecnologias (CN&T) com a iniciação à docência investigativa na perspectiva da Educação como Prática da Liberdade (EPL). Como docentes universitário(a)s, nossa prática profissional tem sido colaborativa e mediada por tecnologias criativas educacionais em rede e, nas duas últimas décadas, com o Moodle. O foco desta, se alinha com o movimento STEAM (Science, Technology, Engineering, Arts and Mathematics) na interface universidade-escola básica, com problematização segundo PBL (Problem-Based Learning) e conceitual-unificadora (regularidades-transformações e escala-energia). Temos pesquisado ativamente uma metodologia do ensino ancorada no tripé STEAM, PBL e EPL, mediado tecnologicamente pelo bloco CLPMtool e Wiki do Moodle, como estratégia dialógico-problematizadoras, no âmbito de uma disciplina complementar de graduação. Como referencial teórico-metodológico, desenvolvemos cinco ciclos espiralados de pesquisa-ação, na forma de Atividades de Estudo com Situações Vivenciais, problematizando objetos de Artes da realidade concreta dos envolvidos. O arcabouço analítico foi elaborado pelo par regularidade-transformação na interface epistemológica Steam. Os principais resultados obtidos, oriundo de pesquisa-ação emancipatória, potencializaram a parametrização e sistematização didático-metodológica das atividades de estudo hipermidiática, como estratégia curricular integradora Steam no curso de formação inicial de professores de CN&T." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID12064_TB1431_03052023160327.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ILSE ABEGG" "autor_nome_curto" => "ILSE" "autor_email" => "ilse.abegg@ufsm.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 95734 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1431 "inscrito_id" => 12064 "titulo" => "DISCIPLINA COMPLEMENTAR DE GRADUAÇÃO INTEGRADORA DE STEAM NO CURRÍCULO" "resumo" => "Nossa preocupação temática das últimas décadas de trabalho docente no ensino superior está cenrada no âmbito da formação inicial de professores de Ciências da Natureza e suas Tecnologias (CN&T) com a iniciação à docência investigativa na perspectiva da Educação como Prática da Liberdade (EPL). Como docentes universitário(a)s, nossa prática profissional tem sido colaborativa e mediada por tecnologias criativas educacionais em rede e, nas duas últimas décadas, com o Moodle. O foco desta, se alinha com o movimento STEAM (Science, Technology, Engineering, Arts and Mathematics) na interface universidade-escola básica, com problematização segundo PBL (Problem-Based Learning) e conceitual-unificadora (regularidades-transformações e escala-energia). Temos pesquisado ativamente uma metodologia do ensino ancorada no tripé STEAM, PBL e EPL, mediado tecnologicamente pelo bloco CLPMtool e Wiki do Moodle, como estratégia dialógico-problematizadoras, no âmbito de uma disciplina complementar de graduação. Como referencial teórico-metodológico, desenvolvemos cinco ciclos espiralados de pesquisa-ação, na forma de Atividades de Estudo com Situações Vivenciais, problematizando objetos de Artes da realidade concreta dos envolvidos. O arcabouço analítico foi elaborado pelo par regularidade-transformação na interface epistemológica Steam. Os principais resultados obtidos, oriundo de pesquisa-ação emancipatória, potencializaram a parametrização e sistematização didático-metodológica das atividades de estudo hipermidiática, como estratégia curricular integradora Steam no curso de formação inicial de professores de CN&T." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID12064_TB1431_03052023160327.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ILSE ABEGG" "autor_nome_curto" => "ILSE" "autor_email" => "ilse.abegg@ufsm.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }