Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DISCIPLINA COMPLEMENTAR DE GRADUAÇÃO INTEGRADORA DE STEAM NO CURRÍCULO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 16 - Ensino de Ciências
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 95734
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 1431
    "inscrito_id" => 12064
    "titulo" => "DISCIPLINA COMPLEMENTAR DE GRADUAÇÃO INTEGRADORA DE STEAM NO CURRÍCULO"
    "resumo" => "Nossa preocupação temática das últimas décadas de trabalho docente no ensino superior está cenrada no âmbito da formação inicial de professores de Ciências da Natureza e suas Tecnologias (CN&T) com a iniciação à docência investigativa na perspectiva da Educação como Prática da Liberdade (EPL). Como docentes universitário(a)s, nossa prática profissional tem sido colaborativa e mediada por tecnologias criativas educacionais em rede e, nas duas últimas décadas, com o Moodle. O foco desta, se alinha com o movimento STEAM (Science, Technology, Engineering, Arts and Mathematics) na interface universidade-escola básica, com problematização segundo PBL (Problem-Based Learning) e conceitual-unificadora (regularidades-transformações e escala-energia). Temos pesquisado ativamente uma metodologia do ensino ancorada no tripé STEAM, PBL e EPL, mediado tecnologicamente pelo bloco CLPMtool e Wiki do Moodle, como estratégia dialógico-problematizadoras, no âmbito de uma disciplina complementar de graduação. Como referencial teórico-metodológico, desenvolvemos cinco ciclos espiralados de pesquisa-ação, na forma de Atividades de Estudo com Situações Vivenciais, problematizando objetos de Artes da realidade concreta dos envolvidos. O arcabouço analítico foi elaborado pelo par regularidade-transformação na interface epistemológica Steam. Os principais resultados obtidos, oriundo de pesquisa-ação emancipatória, potencializaram a parametrização e sistematização didático-metodológica das atividades de estudo hipermidiática, como estratégia curricular integradora Steam no curso de formação inicial de professores de CN&T."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID12064_TB1431_03052023160327.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ILSE ABEGG"
    "autor_nome_curto" => "ILSE"
    "autor_email" => "ilse.abegg@ufsm.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 95734
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 1431
    "inscrito_id" => 12064
    "titulo" => "DISCIPLINA COMPLEMENTAR DE GRADUAÇÃO INTEGRADORA DE STEAM NO CURRÍCULO"
    "resumo" => "Nossa preocupação temática das últimas décadas de trabalho docente no ensino superior está cenrada no âmbito da formação inicial de professores de Ciências da Natureza e suas Tecnologias (CN&T) com a iniciação à docência investigativa na perspectiva da Educação como Prática da Liberdade (EPL). Como docentes universitário(a)s, nossa prática profissional tem sido colaborativa e mediada por tecnologias criativas educacionais em rede e, nas duas últimas décadas, com o Moodle. O foco desta, se alinha com o movimento STEAM (Science, Technology, Engineering, Arts and Mathematics) na interface universidade-escola básica, com problematização segundo PBL (Problem-Based Learning) e conceitual-unificadora (regularidades-transformações e escala-energia). Temos pesquisado ativamente uma metodologia do ensino ancorada no tripé STEAM, PBL e EPL, mediado tecnologicamente pelo bloco CLPMtool e Wiki do Moodle, como estratégia dialógico-problematizadoras, no âmbito de uma disciplina complementar de graduação. Como referencial teórico-metodológico, desenvolvemos cinco ciclos espiralados de pesquisa-ação, na forma de Atividades de Estudo com Situações Vivenciais, problematizando objetos de Artes da realidade concreta dos envolvidos. O arcabouço analítico foi elaborado pelo par regularidade-transformação na interface epistemológica Steam. Os principais resultados obtidos, oriundo de pesquisa-ação emancipatória, potencializaram a parametrização e sistematização didático-metodológica das atividades de estudo hipermidiática, como estratégia curricular integradora Steam no curso de formação inicial de professores de CN&T."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID12064_TB1431_03052023160327.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ILSE ABEGG"
    "autor_nome_curto" => "ILSE"
    "autor_email" => "ilse.abegg@ufsm.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Nossa preocupação temática das últimas décadas de trabalho docente no ensino superior está cenrada no âmbito da formação inicial de professores de Ciências da Natureza e suas Tecnologias (CN&T) com a iniciação à docência investigativa na perspectiva da Educação como Prática da Liberdade (EPL). Como docentes universitário(a)s, nossa prática profissional tem sido colaborativa e mediada por tecnologias criativas educacionais em rede e, nas duas últimas décadas, com o Moodle. O foco desta, se alinha com o movimento STEAM (Science, Technology, Engineering, Arts and Mathematics) na interface universidade-escola básica, com problematização segundo PBL (Problem-Based Learning) e conceitual-unificadora (regularidades-transformações e escala-energia). Temos pesquisado ativamente uma metodologia do ensino ancorada no tripé STEAM, PBL e EPL, mediado tecnologicamente pelo bloco CLPMtool e Wiki do Moodle, como estratégia dialógico-problematizadoras, no âmbito de uma disciplina complementar de graduação. Como referencial teórico-metodológico, desenvolvemos cinco ciclos espiralados de pesquisa-ação, na forma de Atividades de Estudo com Situações Vivenciais, problematizando objetos de Artes da realidade concreta dos envolvidos. O arcabouço analítico foi elaborado pelo par regularidade-transformação na interface epistemológica Steam. Os principais resultados obtidos, oriundo de pesquisa-ação emancipatória, potencializaram a parametrização e sistematização didático-metodológica das atividades de estudo hipermidiática, como estratégia curricular integradora Steam no curso de formação inicial de professores de CN&T.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.