A realidade da inclusão demonstra diferentes aspectos que envolvem desde a estrutura arquitetônica, estratégias pedagógicas, além da percepção e atitudes dos discentes e docentes. O objetivo é descrever relato de experiência de um estudante de pedagogia, pessoa com deficiência (PcD), na realização de palestra para estudantes do curso de fisioterapia. Trata-se de um relato de experiência que descreve aspectos vivenciados pelo autor, estudante de pedagogia, PcD, 22 anos, através de palestras ministradas para estudantes de fisioterapia acerca das experiências vivenciadas em 18 anos de reabilitação. O autor é PcD desde o nascimento, CID10-G8O, disartria, que realizou fisioterapia por 18 anos. A palestra foi ministrada para discentes de fisioterapia de uma instituição federal de ensino superior. A preparação consistiu na organização da apresentação com fotos do arquivo pessoal. A proposta foi demonstrar a importância do fisioterapeuta na reabilitação e qualidade de vida do paciente PcD. As palestras tiveram duração de 50 minutos e, em seguida, foi aberto para público. O autor recebeu auxílio para a maior compreensão da oratória. Os resultados foram avaliados através do relato de percepções e sentimentos do autor acerca da vivência que envolvem desde a escolha do curso de pedagogia, expectativas em relação ao convite da palestra e resposta do público.A escolha do curso envolve reflexões pessoais acerca da educação inclusiva. O convite para a palestra envolve uma expectativa pessoal e inúmeros desafios PcD. Conclui-se que execução da palestra foi considerada satisfatória pelo palestrante, pois consistiu em uma oportunidade de compartilhar vivências pessoais de reabilitação. Além disso, uma oportunidade para os discentes do curso conhecer os futuros desafios profissionais na reabilitação. Foi demonstrada a importância de espaços de vivências e discussões para as diferentes áreas. Para o palestrante, foi importante contribuir na formação pessoal de um pedagogo e na elaboração de políticas inclusivas.