As investigações no campo da educação infantil, articuladas com a temática das relações étnico-raciais, têm sido objeto de estudo de diversos pesquisadores da área nos últimos anos. O referido artigo analisa as pesquisas acadêmicas publicadas em quatro importantes periódicos do campo educacional de diferentes regiões brasileiras, objetivando discutir o tema das relações étnico-raciais na educação infantil, apresentando uma análise critico-reflexiva acerca das potencialidades dessa temática para a construção de uma identidade positiva das nossas crianças negras. Após 20 anos da promulgação da lei 10.639/03, as pesquisas na área têm evidenciado importantes resultados que demonstram a necessidade de estudos, aprofundamento e formação qualificada no campo dos estudos da educação infantil em articulação com o debate racial. A fundamentação teórica apoia-se nos estudos da educação e relações étnico-raciais e educação infantil. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo bibliográfica e exploratória. Para a coleta de dados realizou-se um mapeamento das produções acadêmicas em quatro relevantes periódicos científicos da área de Educação nos últimos 5 anos (2018-2022), Zero-a-Seis, Revista Cocar, Revista de Educação da UFSCAR e Debates em Educação. A análise baseou-se em leitura crítica e analítica dos artigos científicos de forma descritiva e interpretativa. Os resultados apontam um crescimento significativo da temática no campo da educação infantil, apresentando diversos temas relacionados à história e cultura afro-brasileira e africana que podem ser fomentados e trabalhados nessa etapa da educação básica. Como desdobramento, a pesquisa evidencia a pertinência desse debate no âmbito da educação infantil e no campo da formação inicial e continuada de professores/as que reverbere em ensino e práticas pedagógicas antirracistas.