Ao se falar em energia nuclear, a grande maioria das pessoas logo tendem a associar à fabricação de bomba atômica ou ainda a acidentes nucleares como os de Kyshtym (Ozyorsk - 1957), na antiga união Soviética, Tokaimura (1999), no Japão, Chernobyl (1986), na Rússia, Fukushima (2011), no Japão, e Césio-137 (1987), em Goiânia, no caso do Brasil. Há também muita desinformação acerca dos resíduos radioativos, vulgarmente conhecidos como "lixo atômico”. Assim, é preciso romper com esse ciclo da desinformação e preconceito presentes em nossa sociedade promovendo uma educação capaz de desmistificar e alfabetizar o educando sobre o referido tema. Nesse sentido, o presente trabalho, alicerçados nos princípios de uma pesquisa qualitativa de tipologia documental, buscou identificar em alguns livros presente no Plano Nacional do Livro Didático (PNLD) de 2020 do Ensino fundamental Anos Finais temas relacionados a energia nuclear e suas diversas aplicações. As análises foram realizadas a partir do referencial de análise de conteúdo, a partir de cinco categorias, são elas, energia nuclear: tecnologia, medicina, acidentes nucleares, energia elétrica, Agricultura. Contudo, apesar de ser previso na Base Nacional Curricular Comum (BNCC), na área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias no Ensino Fundamental Anos Finais, os temas relativos a fontes de energia, avanços tecnológicos das radiações na medicina diagnóstica, a ciência nuclear ainda é pouco explorada nesse segmento educacional, tendo em vista que nem todos os livros analisados o abordam. É preciso assim, demostrar para este aluno que existem aplicações importantes da energia nuclear que foram omitidas durante este ciclo da educação básica como por exemplo, na conservação de alimentos e segurança alimentar, em processos industriais, na esterilização de materiais, na medicina etc.