A inclusão escolar é a inserção do aluno com necessidades educacionais especiais em sala de aula, visando assegurar condições de aprendizagem para todos os alunos de forma igualitária, tornando assim a educação um direito constitucional desde de 1988, na qual consiste em uma educação de qualidade para todos. Visto que se valoriza o aluno de forma individual e coletivamente no ato de aprender e de construir, dessa maneira evidenciamos um relato de experiência sobre a prática e a teoria da inclusão escolar no Colégio Militar. Trata-se de um trabalho com abordagem qualitativa, em virtude que serão apresentados dados descritivos e a metodologia sancionada foi a observação não estruturada. Com a pesquisa, constatamos a complexidade da atuação da inclusão acadêmica em uma escola militar, que contém uma limitada infraestrutura escolar, além disso estão enfrentando desafios acerca da falta de capacitação do corpo docente e pedagógico. Esperamos que as reflexões propostas neste artigo possam incentivar execução de novas pesquisa nesta área, possibilitando a educadores e gestores educacionais um olhar mais recente para seus alunos e incentivando uma verdadeira inclusão.