Este trabalho relaciona-se à temática da formação docente, sobretudo, no contexto de inclusão de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na Educação Infantil. Tem como objetivo compreender os anseios e expectativas que os professores manifestam quando vivenciam situações que demandam conhecimentos sobre a diversidade presente nos espaços do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI). Fundamentos o estudo em teóricos que discutem sobre processos de ensino e aprendizagem, sobre a inclusão da criança com Transtorno do Espectro Autista na Educação Infantil à luz da Teoria Histórico-Cultural e o ensino colaborativo como estratégia, de formação continuada em serviço. O aporte metodológico foi organizado com base na pesquisa bibliográfica e de campo, participaram da pesquisa um grupo de onze (11) professores/educadores infantis de CMEI do Município de Pontal do Paraná que estão atuando ou já atuaram com crianças com Transtorno do Espectro Autista. Os resultados indicam que a inclusão implica à formação docente e revelou o anseio, dos participantes, em aprender e para não terem que repassar a criança a outros profissionais. Sinalizam a ausência de políticas de formação continuada na Educação Infantil com foco na inclusão, e a urgência em se estabelecer processos de formação continuada em serviço com fundamento no ensino colaborativo por consideraram as contribuições de todos que atuam ou interagem com a criança.