Pretende-se neste artigo, abordar as implicações da escola na construção da criança enquanto sujeito, a partir de uma análise literária da obra O sofá estampado (1988) de Lygia Bojunga. E, dentro do contexto da narrativa observar como alguns espaços são capazes de conduzir a criança para um lugar de inquietações, que contribuem para o surgimento de traumas psicológicos que afetam tanto no processo de ensino aprendizagem quanto as relações interpessoais do sujeito. Lygia destaca através de sua narrativa fabular a importância da literatura infantil, em consequência sua obra contribui para que a literatura ocupe um lugar mais significativo na sociedade e permite que o leitor tenha a oportunidade de ampliar sua visão de mundo. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica com abordagem de caráter qualitativo, que envolve a análise e interpretação da obra literária como corpus e fonte primária. Permitindo que o pesquisador explore as metáforas e modulações do texto literário mais profunda e subjetivamente. Com os resultados obtidos com a pesquisa, foi possível identificar que o cenário histórico e social no qual a obra foi construída, abrange insinuações e informações que demonstram metaforicamente, que nas memórias do personagem Vítor, o ambiente escolar caracteriza-se como um espaço topofóbico que implicaram diretamente em suas relações interpessoais ao longo de sua trajetória de vida. Como embasamento teórico para a realização da pesquisa e sustentação dos resultados alcançados tivemos: Bojunga (1988), Coelho (2000), Filho; Lopes; Lopes (2015), Rodrigues et al. (2013) e Zilberman (2003).