Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

IMPACTOS NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL DOCENTE DE EDUCAÇÃO FÍSICA : CONTRIBUTOS DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 01 - Formação de Professores
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 98530
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 5127
    "inscrito_id" => 19396
    "titulo" => "IMPACTOS NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL DOCENTE DE EDUCAÇÃO FÍSICA : CONTRIBUTOS DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "resumo" => "A constituição profissional docente precisa ser compreendida como um processo de profissionalização docente que inclui fatores internos e externos ao exercício profissional, desse modo o processo de Formação inicial atrelado às experiências enquanto estudante constituem-se significativamente na constituição do ser docente. O presente trabalho tem como objetivo descrever as experiências vivenciadas que contribuem para a constituição da profissionalidade docente extensiva. Ações educativas vivenciadas nas escolas campo de estágio do programa de residência pedagógica (PRP) da UFPE nas aulas de educação física. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, especificamente um relato de experiência, sob a visão dos residentes. As vivências ocorreram nos âmbitos escolares da rede estadual e da rede municipal, localizadas nas cidades de Vitória de Santo Antão e Recife. O texto visa mostrar as mudanças que ocorreram na vida profissional dos residentes, no semestre letivo nas escolas selecionadas pelo PRP, mudanças que ressignificam as abordagens metodológicas, os conteúdos atitudinais, conceituais e procedimentais nas práticas pedagógicas. Destaca-se as experiências de produção de planos de aulas, dinâmicas, atividades lúdicas, produções de textos acadêmicos para eventos, auxílio aos discentes das escolas, palestras e reuniões que o projeto disponibiliza para os seus residentes com a presença dos preceptores das escolas, coordenadores e demais profissionais. Construindo assim uma teia de informações compartilhadas e debatidas em grupo com o intuito de aperfeiçoamento de futuros professores e pesquisadores na área da educação física escolar."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD4_ID19396_TB5127_04102023223440.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARCONES GABRIEL CRISTOVÃO DE SANTANA SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "MARCONES"
    "autor_email" => "marcones.santos@ufpe.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 98530
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 5127
    "inscrito_id" => 19396
    "titulo" => "IMPACTOS NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL DOCENTE DE EDUCAÇÃO FÍSICA : CONTRIBUTOS DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "resumo" => "A constituição profissional docente precisa ser compreendida como um processo de profissionalização docente que inclui fatores internos e externos ao exercício profissional, desse modo o processo de Formação inicial atrelado às experiências enquanto estudante constituem-se significativamente na constituição do ser docente. O presente trabalho tem como objetivo descrever as experiências vivenciadas que contribuem para a constituição da profissionalidade docente extensiva. Ações educativas vivenciadas nas escolas campo de estágio do programa de residência pedagógica (PRP) da UFPE nas aulas de educação física. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, especificamente um relato de experiência, sob a visão dos residentes. As vivências ocorreram nos âmbitos escolares da rede estadual e da rede municipal, localizadas nas cidades de Vitória de Santo Antão e Recife. O texto visa mostrar as mudanças que ocorreram na vida profissional dos residentes, no semestre letivo nas escolas selecionadas pelo PRP, mudanças que ressignificam as abordagens metodológicas, os conteúdos atitudinais, conceituais e procedimentais nas práticas pedagógicas. Destaca-se as experiências de produção de planos de aulas, dinâmicas, atividades lúdicas, produções de textos acadêmicos para eventos, auxílio aos discentes das escolas, palestras e reuniões que o projeto disponibiliza para os seus residentes com a presença dos preceptores das escolas, coordenadores e demais profissionais. Construindo assim uma teia de informações compartilhadas e debatidas em grupo com o intuito de aperfeiçoamento de futuros professores e pesquisadores na área da educação física escolar."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD4_ID19396_TB5127_04102023223440.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARCONES GABRIEL CRISTOVÃO DE SANTANA SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "MARCONES"
    "autor_email" => "marcones.santos@ufpe.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

A constituição profissional docente precisa ser compreendida como um processo de profissionalização docente que inclui fatores internos e externos ao exercício profissional, desse modo o processo de Formação inicial atrelado às experiências enquanto estudante constituem-se significativamente na constituição do ser docente. O presente trabalho tem como objetivo descrever as experiências vivenciadas que contribuem para a constituição da profissionalidade docente extensiva. Ações educativas vivenciadas nas escolas campo de estágio do programa de residência pedagógica (PRP) da UFPE nas aulas de educação física. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, especificamente um relato de experiência, sob a visão dos residentes. As vivências ocorreram nos âmbitos escolares da rede estadual e da rede municipal, localizadas nas cidades de Vitória de Santo Antão e Recife. O texto visa mostrar as mudanças que ocorreram na vida profissional dos residentes, no semestre letivo nas escolas selecionadas pelo PRP, mudanças que ressignificam as abordagens metodológicas, os conteúdos atitudinais, conceituais e procedimentais nas práticas pedagógicas. Destaca-se as experiências de produção de planos de aulas, dinâmicas, atividades lúdicas, produções de textos acadêmicos para eventos, auxílio aos discentes das escolas, palestras e reuniões que o projeto disponibiliza para os seus residentes com a presença dos preceptores das escolas, coordenadores e demais profissionais. Construindo assim uma teia de informações compartilhadas e debatidas em grupo com o intuito de aperfeiçoamento de futuros professores e pesquisadores na área da educação física escolar.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.