A constituição profissional docente precisa ser compreendida como um processo de profissionalização docente que inclui fatores internos e externos ao exercício profissional, desse modo o processo de Formação inicial atrelado às experiências enquanto estudante constituem-se significativamente na constituição do ser docente. O presente trabalho tem como objetivo descrever as experiências vivenciadas que contribuem para a constituição da profissionalidade docente extensiva. Ações educativas vivenciadas nas escolas campo de estágio do programa de residência pedagógica (PRP) da UFPE nas aulas de educação física. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, especificamente um relato de experiência, sob a visão dos residentes. As vivências ocorreram nos âmbitos escolares da rede estadual e da rede municipal, localizadas nas cidades de Vitória de Santo Antão e Recife. O texto visa mostrar as mudanças que ocorreram na vida profissional dos residentes, no semestre letivo nas escolas selecionadas pelo PRP, mudanças que ressignificam as abordagens metodológicas, os conteúdos atitudinais, conceituais e procedimentais nas práticas pedagógicas. Destaca-se as experiências de produção de planos de aulas, dinâmicas, atividades lúdicas, produções de textos acadêmicos para eventos, auxílio aos discentes das escolas, palestras e reuniões que o projeto disponibiliza para os seus residentes com a presença dos preceptores das escolas, coordenadores e demais profissionais. Construindo assim uma teia de informações compartilhadas e debatidas em grupo com o intuito de aperfeiçoamento de futuros professores e pesquisadores na área da educação física escolar.