Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DESAFIOS E POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS DA INCLUSÃO DIGITAL NA PRÉ-ESCOLA NO MUNICÍPIO DE SÃO ROBERTO – MA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 19 - Tecnologias e Educação
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 101031
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 8683
    "inscrito_id" => 15183
    "titulo" => "DESAFIOS E POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS DA INCLUSÃO DIGITAL NA PRÉ-ESCOLA NO MUNICÍPIO DE SÃO ROBERTO – MA"
    "resumo" => "O pressente trabalho tem como objetivo central analisar os desafios e possibilidades pedagógicas da inclusão digital na pré-escola, sendo o lócus de investigação o Centro de Educação Infantil Antônia Pereira Silva, localizado no município de São Roberto – MA. Tendo como recorte temporal o segundo semestre de 2020, o processo metodológico se deu em duas etapas, a saber: (i) estudo bibliográfico e (ii) pesquisa de campo com um estudo de caso. No primeiro momento, com foco nos fundamentos teóricos no campo da inclusão digital, bem como, no que concerne a tecnologia na educação no contexto da Educação Infantil, no segundo momento, compondo da aplicação de questionário junto a professores e equipe gestora para coleta de dados, contando com a participação de 12 professores, 01 diretor e 01 coordenador. Os resultados indicam que o uso das tecnologias na prática docente envolve diversas questões frente aos desafios e possibilidades pedagógicas que tem ficado à margem das discussões da educação quando se trata da pré-escola, os dados apresentados também evidenciam que a inclusão digital ainda é algo distante das práticas docentes na escola pesquisada, tendo em vista os grandes entraves e limitações para sua consolidação, bem como revelam que, o uso de recursos digitais e/ou tecnológicos só acontecerá de forma qualitativa havendo o envolvimento e compromisso do poder executivo das diferentes esferas, federal, estadual e municipal, por conseguinte a parceria da escola como um todo, do professor e do aluno. Resultando este trabalho em mais inquietações acadêmico-científicas e profissionais para estudos e pesquisas futuras."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID15183_TB8683_16092023235637.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANTONIA POLIANA RUFINO DE MATOS"
    "autor_nome_curto" => "ANTONIA POLIANA"
    "autor_email" => "polianarufinoestudo@gmail"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 101031
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 8683
    "inscrito_id" => 15183
    "titulo" => "DESAFIOS E POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS DA INCLUSÃO DIGITAL NA PRÉ-ESCOLA NO MUNICÍPIO DE SÃO ROBERTO – MA"
    "resumo" => "O pressente trabalho tem como objetivo central analisar os desafios e possibilidades pedagógicas da inclusão digital na pré-escola, sendo o lócus de investigação o Centro de Educação Infantil Antônia Pereira Silva, localizado no município de São Roberto – MA. Tendo como recorte temporal o segundo semestre de 2020, o processo metodológico se deu em duas etapas, a saber: (i) estudo bibliográfico e (ii) pesquisa de campo com um estudo de caso. No primeiro momento, com foco nos fundamentos teóricos no campo da inclusão digital, bem como, no que concerne a tecnologia na educação no contexto da Educação Infantil, no segundo momento, compondo da aplicação de questionário junto a professores e equipe gestora para coleta de dados, contando com a participação de 12 professores, 01 diretor e 01 coordenador. Os resultados indicam que o uso das tecnologias na prática docente envolve diversas questões frente aos desafios e possibilidades pedagógicas que tem ficado à margem das discussões da educação quando se trata da pré-escola, os dados apresentados também evidenciam que a inclusão digital ainda é algo distante das práticas docentes na escola pesquisada, tendo em vista os grandes entraves e limitações para sua consolidação, bem como revelam que, o uso de recursos digitais e/ou tecnológicos só acontecerá de forma qualitativa havendo o envolvimento e compromisso do poder executivo das diferentes esferas, federal, estadual e municipal, por conseguinte a parceria da escola como um todo, do professor e do aluno. Resultando este trabalho em mais inquietações acadêmico-científicas e profissionais para estudos e pesquisas futuras."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID15183_TB8683_16092023235637.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANTONIA POLIANA RUFINO DE MATOS"
    "autor_nome_curto" => "ANTONIA POLIANA"
    "autor_email" => "polianarufinoestudo@gmail"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O pressente trabalho tem como objetivo central analisar os desafios e possibilidades pedagógicas da inclusão digital na pré-escola, sendo o lócus de investigação o Centro de Educação Infantil Antônia Pereira Silva, localizado no município de São Roberto – MA. Tendo como recorte temporal o segundo semestre de 2020, o processo metodológico se deu em duas etapas, a saber: (i) estudo bibliográfico e (ii) pesquisa de campo com um estudo de caso. No primeiro momento, com foco nos fundamentos teóricos no campo da inclusão digital, bem como, no que concerne a tecnologia na educação no contexto da Educação Infantil, no segundo momento, compondo da aplicação de questionário junto a professores e equipe gestora para coleta de dados, contando com a participação de 12 professores, 01 diretor e 01 coordenador. Os resultados indicam que o uso das tecnologias na prática docente envolve diversas questões frente aos desafios e possibilidades pedagógicas que tem ficado à margem das discussões da educação quando se trata da pré-escola, os dados apresentados também evidenciam que a inclusão digital ainda é algo distante das práticas docentes na escola pesquisada, tendo em vista os grandes entraves e limitações para sua consolidação, bem como revelam que, o uso de recursos digitais e/ou tecnológicos só acontecerá de forma qualitativa havendo o envolvimento e compromisso do poder executivo das diferentes esferas, federal, estadual e municipal, por conseguinte a parceria da escola como um todo, do professor e do aluno. Resultando este trabalho em mais inquietações acadêmico-científicas e profissionais para estudos e pesquisas futuras.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.