Este trabalho integra um estudo sobre a Matemática Financeira e tem como objetivo realizar uma revisão bibliográfica para analisar como a Matemática Financeira vem sendo abordada no curso de Licenciatura em Matemática. A partir desse objetivo, foram elaboradas algumas questões para compor o quadro teórico desta pesquisa, que consistem em buscar nos trabalhos: O que eles trazem de novo para a abordagem da disciplina Matemática Financeira? Quais os resultados obtidos utilizando tais abordagens? A Matemática Financeira está sendo trabalhada na perspectiva da Educação Matemática Crítica contribuindo na/para formação de estudantes participativos e críticos? Logo após elaborar os questionamentos, definimos critérios de inclusão e exclusão para selecionar os trabalhos. Feito isto, definiu-se a base de dados, optando-se pelo Google Acadêmico aplicando um filtro dentro do recorte temporal de 2018 a 2023. Em seguida, foram definidos os termos a serem utilizados na busca, sendo eles: “Licenciatura em Matemática”, “Abordagem Metodológica”, “Matemática Financeira” e “Educação Matemática Crítica”. A partir da busca foram retornados trinta e sete estudos, que tiveram os títulos e os resumos lidos, de modo a verificar se atendiam aos critérios estabelecidos para esta revisão. Os resultados apontam poucas pesquisas que tratam da temática, o que nos motiva a continuar investigando e, assim, compreender os impactos dessa lacuna para o ensino, a aprendizagem e as práticas docentes dos futuros professores de Matemática.