A disciplina de Informática Básica consta em diversos Projetos Pedagógicos do Curso do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, sendo ofertada no início da trajetória acadêmica do discente e desenvolvida com aulas expositivas e teóricas, mas isso pode se tornar pouco atrativo aos alunos. Uma alternativa aos docentes para engajar e motivar os discentes são as Metodologias Ativas. Este estudo analisa o uso da metodologia ativa Storytelling no desenvolvimento do tema “Evolução dos Computadores” na disciplina de Informática Básica, no curso técnico em Manutenção e Suporte em Informática, do IFRN-Campus Ipanguaçu. Inicialmente, realizou-se um planejamento das ações a serem desenvolvidas, para organizar uma oficina e elaborar o questionário de avaliação. Em seguida, foi executada a oficina para apresentar a ferramenta Animaker e propor a construção do recurso didático utilizando esta tecnologia digital de informação e comunicação (TDIC). Durante esta fase, foram realizados encontros para acompanhamento junto ao discente no desenvolvimento desta atividade. Posteriormente, foi aplicado um questionário com os discentes e análise das respostas para avaliar a prática. Como resultados, os alunos participantes da pesquisa avaliaram a prática de forma positiva, pois a maioria deles compreendeu o tema trabalhado e houve pouca dificuldade na manipulação da ferramenta, inclusive eles afirmaram que a utilizariam em outros momentos de estudo. Em relação à oficina, os participantes informaram que o momento de exposição do Animaker contribuiu para a construção de seus projetos, os quais foram socializados ao final da prática. A pesquisa possibilita a utilização de uma ferramenta didático-pedagógica pelos docentes como uma alternativa de ser trabalhar outros temas em diferentes disciplinas.