Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

STORYTELLING APLICADA AO ENSINO DE INFORMÁTICA: UMA PRÁTICA NO CURSO DE MANUTENÇÃO E SUPORTE EM INFORMÁTICA NO IFRN CAMPUS IPANGUAÇU

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 19 - Tecnologias e Educação
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 96101
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 1904
    "inscrito_id" => 13512
    "titulo" => "STORYTELLING APLICADA AO ENSINO DE INFORMÁTICA: UMA PRÁTICA NO CURSO DE MANUTENÇÃO E SUPORTE EM INFORMÁTICA NO IFRN CAMPUS IPANGUAÇU"
    "resumo" => "A disciplina de Informática Básica consta em diversos Projetos Pedagógicos do Curso do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, sendo ofertada no início da trajetória acadêmica do discente e desenvolvida com aulas expositivas e teóricas, mas isso pode se tornar pouco atrativo aos alunos. Uma alternativa aos docentes para engajar e motivar os discentes são as Metodologias Ativas. Este estudo analisa o uso da metodologia ativa Storytelling no desenvolvimento do tema “Evolução dos Computadores” na disciplina de Informática Básica, no curso técnico em Manutenção e Suporte em Informática, do IFRN-Campus Ipanguaçu. Inicialmente, realizou-se um planejamento das ações a serem desenvolvidas, para organizar uma oficina e elaborar o questionário de avaliação. Em seguida, foi executada a oficina para apresentar a ferramenta Animaker e propor a construção do recurso didático utilizando esta tecnologia digital de informação e comunicação (TDIC). Durante esta fase, foram realizados encontros para acompanhamento junto ao discente no desenvolvimento desta atividade. Posteriormente, foi aplicado um questionário com os discentes e análise das respostas para avaliar a prática. Como resultados, os alunos participantes da pesquisa avaliaram a prática de forma positiva, pois a maioria deles compreendeu o tema trabalhado e houve pouca dificuldade na manipulação da ferramenta, inclusive eles afirmaram que a utilizariam em outros momentos de estudo. Em relação à oficina, os participantes informaram que o momento de exposição do Animaker contribuiu para a construção de seus projetos, os quais foram socializados ao final da prática. A pesquisa possibilita a utilização de uma ferramenta didático-pedagógica pelos docentes como uma alternativa de ser trabalhar outros temas em diferentes disciplinas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID13512_TB1904_02102023093545.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PAULO VICTOR DE SOUZA BATISTA"
    "autor_nome_curto" => "PAULO VICTOR"
    "autor_email" => "batista.paulo@escolar.ifr"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 96101
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 1904
    "inscrito_id" => 13512
    "titulo" => "STORYTELLING APLICADA AO ENSINO DE INFORMÁTICA: UMA PRÁTICA NO CURSO DE MANUTENÇÃO E SUPORTE EM INFORMÁTICA NO IFRN CAMPUS IPANGUAÇU"
    "resumo" => "A disciplina de Informática Básica consta em diversos Projetos Pedagógicos do Curso do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, sendo ofertada no início da trajetória acadêmica do discente e desenvolvida com aulas expositivas e teóricas, mas isso pode se tornar pouco atrativo aos alunos. Uma alternativa aos docentes para engajar e motivar os discentes são as Metodologias Ativas. Este estudo analisa o uso da metodologia ativa Storytelling no desenvolvimento do tema “Evolução dos Computadores” na disciplina de Informática Básica, no curso técnico em Manutenção e Suporte em Informática, do IFRN-Campus Ipanguaçu. Inicialmente, realizou-se um planejamento das ações a serem desenvolvidas, para organizar uma oficina e elaborar o questionário de avaliação. Em seguida, foi executada a oficina para apresentar a ferramenta Animaker e propor a construção do recurso didático utilizando esta tecnologia digital de informação e comunicação (TDIC). Durante esta fase, foram realizados encontros para acompanhamento junto ao discente no desenvolvimento desta atividade. Posteriormente, foi aplicado um questionário com os discentes e análise das respostas para avaliar a prática. Como resultados, os alunos participantes da pesquisa avaliaram a prática de forma positiva, pois a maioria deles compreendeu o tema trabalhado e houve pouca dificuldade na manipulação da ferramenta, inclusive eles afirmaram que a utilizariam em outros momentos de estudo. Em relação à oficina, os participantes informaram que o momento de exposição do Animaker contribuiu para a construção de seus projetos, os quais foram socializados ao final da prática. A pesquisa possibilita a utilização de uma ferramenta didático-pedagógica pelos docentes como uma alternativa de ser trabalhar outros temas em diferentes disciplinas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID13512_TB1904_02102023093545.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PAULO VICTOR DE SOUZA BATISTA"
    "autor_nome_curto" => "PAULO VICTOR"
    "autor_email" => "batista.paulo@escolar.ifr"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

A disciplina de Informática Básica consta em diversos Projetos Pedagógicos do Curso do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, sendo ofertada no início da trajetória acadêmica do discente e desenvolvida com aulas expositivas e teóricas, mas isso pode se tornar pouco atrativo aos alunos. Uma alternativa aos docentes para engajar e motivar os discentes são as Metodologias Ativas. Este estudo analisa o uso da metodologia ativa Storytelling no desenvolvimento do tema “Evolução dos Computadores” na disciplina de Informática Básica, no curso técnico em Manutenção e Suporte em Informática, do IFRN-Campus Ipanguaçu. Inicialmente, realizou-se um planejamento das ações a serem desenvolvidas, para organizar uma oficina e elaborar o questionário de avaliação. Em seguida, foi executada a oficina para apresentar a ferramenta Animaker e propor a construção do recurso didático utilizando esta tecnologia digital de informação e comunicação (TDIC). Durante esta fase, foram realizados encontros para acompanhamento junto ao discente no desenvolvimento desta atividade. Posteriormente, foi aplicado um questionário com os discentes e análise das respostas para avaliar a prática. Como resultados, os alunos participantes da pesquisa avaliaram a prática de forma positiva, pois a maioria deles compreendeu o tema trabalhado e houve pouca dificuldade na manipulação da ferramenta, inclusive eles afirmaram que a utilizariam em outros momentos de estudo. Em relação à oficina, os participantes informaram que o momento de exposição do Animaker contribuiu para a construção de seus projetos, os quais foram socializados ao final da prática. A pesquisa possibilita a utilização de uma ferramenta didático-pedagógica pelos docentes como uma alternativa de ser trabalhar outros temas em diferentes disciplinas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.