O presente escrito constitui-se num relato das vivências discentes advindas da participação no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência-PIBID/Pedagogia/PICOS-PI, e tem como objetivo discutir estratégias de mediação da leitura literária na infância, tanto no âmbito escolar, quanto familiar, com ênfase na ludicidade. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e de campo, em que, com base em um diagnostico inicial, observou-se lacunas na formação de leitores da Escola Municipal Justino Luz. A investigação tem uma abordagem qualitativa, utilizando-se como instrumento para a coleta de dados entrevistas com professores e alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental I, e para o tratamento dos referidos dados foi realizada uma análise discursiva. Tal discussão tem como base estudos de autores como: COSSON (2015), PEREIRA e HUNHOFF (2020), dentre outros. Em consonância com a literatura de apoio, considera-se oportuno evidenciar o papel do professor, como facilitador, mediador na formação de futuros leitores. Dessa forma, os pibidianos buscaram desenvolver projetos pedagógicos voltados à referida temática, dentre eles, o trabalho com diversos gêneros textuais, seleção de livros, a partir de rodas de leituras, dramatização e apresentação para a comunidade escolar, contribuindo assim, para a formação de leitores autônomos, críticos e protagonistas no desenvolvimento de práticas leitoras lúdicas e interativas.