Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

MINERAÇÃO: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA NA ABORDAGEM CTSA NO ENSINO DE QUÍMICA

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 16 - Ensino de Ciências
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 95327
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 900
    "inscrito_id" => 11549
    "titulo" => "MINERAÇÃO: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA NA ABORDAGEM CTSA NO ENSINO DE QUÍMICA"
    "resumo" => "A mineração é importante porque fornece recursos minerais essenciais para diversas indústrias, como a de construção civil, energia e transporte. Além disso, contribui para a economia e desenvolvimento de um país. No entanto, a mineração pode causar diversos prejuízos, como danos ambientais, degradação do solo, poluição de rios e nascentes, além de impactos na saúde das pessoas e comunidades locais, como doenças respiratórias e intoxicação por metais pesados. Portanto, o objetivo deste trabalho foi elaborar uma Sequência Didática (SD) interdisciplinar sobre mineração que abrange os pressupostos de Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) no ensino de Ciências. O intuito da SD é analisar as implicações sociais, econômicas e ambientais da mineração, bem como os desafios e oportunidades da exploração de recursos minerais. Assim, o objetivo geral dessa SD é promover uma articulação entre o tema mineração e a abordagem CTSA, de forma a contribuir com a formação crítica e científica dos alunos. Dentre os objetivos específicos estão: discutir sobre os eixos ambiental, social, econômico e ético relacionados à mineração; compreender alguns conceitos químicos envolvidos, tais como: Óxidos, Tabela Periódica, pH e Concentração; desenvolver possíveis ações de conscientização social; bem como despertar uma postura cidadã. A metodologia da SD é desenvolvida a partir de aulas expositivas e dialogadas, contemplando a problematização e levantamento dos conhecimentos prévios, a apresentação dos conceitos químicos alusivos aos temas em estudo, bem como o desenvolvimento de atividades em grupo e aplicação dos conhecimentos construídos. Para a avaliação será realizada a observação do desenvolvimento discente, a resolução das atividades, bem como a participação e interação nas aulas. Conclui-se que ao relacionar o conteúdo de Química com a mineração, pode-se despertar um maior interesse dos alunos, contribuindo para uma aprendizagem significativa. Assim, esta iniciativa educacional visou promover a conscientização sobre os impactos sociais, ambientais e econômicos da mineração."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID11549_TB900_29042023160614.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DOMECIANO PEREIRA DA SILVA JUNIOR"
    "autor_nome_curto" => "DOMECIANO"
    "autor_email" => "domecianodiscente@gmail.c"
    "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO (UNIVASF)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 95327
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 900
    "inscrito_id" => 11549
    "titulo" => "MINERAÇÃO: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA NA ABORDAGEM CTSA NO ENSINO DE QUÍMICA"
    "resumo" => "A mineração é importante porque fornece recursos minerais essenciais para diversas indústrias, como a de construção civil, energia e transporte. Além disso, contribui para a economia e desenvolvimento de um país. No entanto, a mineração pode causar diversos prejuízos, como danos ambientais, degradação do solo, poluição de rios e nascentes, além de impactos na saúde das pessoas e comunidades locais, como doenças respiratórias e intoxicação por metais pesados. Portanto, o objetivo deste trabalho foi elaborar uma Sequência Didática (SD) interdisciplinar sobre mineração que abrange os pressupostos de Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) no ensino de Ciências. O intuito da SD é analisar as implicações sociais, econômicas e ambientais da mineração, bem como os desafios e oportunidades da exploração de recursos minerais. Assim, o objetivo geral dessa SD é promover uma articulação entre o tema mineração e a abordagem CTSA, de forma a contribuir com a formação crítica e científica dos alunos. Dentre os objetivos específicos estão: discutir sobre os eixos ambiental, social, econômico e ético relacionados à mineração; compreender alguns conceitos químicos envolvidos, tais como: Óxidos, Tabela Periódica, pH e Concentração; desenvolver possíveis ações de conscientização social; bem como despertar uma postura cidadã. A metodologia da SD é desenvolvida a partir de aulas expositivas e dialogadas, contemplando a problematização e levantamento dos conhecimentos prévios, a apresentação dos conceitos químicos alusivos aos temas em estudo, bem como o desenvolvimento de atividades em grupo e aplicação dos conhecimentos construídos. Para a avaliação será realizada a observação do desenvolvimento discente, a resolução das atividades, bem como a participação e interação nas aulas. Conclui-se que ao relacionar o conteúdo de Química com a mineração, pode-se despertar um maior interesse dos alunos, contribuindo para uma aprendizagem significativa. Assim, esta iniciativa educacional visou promover a conscientização sobre os impactos sociais, ambientais e econômicos da mineração."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID11549_TB900_29042023160614.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DOMECIANO PEREIRA DA SILVA JUNIOR"
    "autor_nome_curto" => "DOMECIANO"
    "autor_email" => "domecianodiscente@gmail.c"
    "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO (UNIVASF)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

A mineração é importante porque fornece recursos minerais essenciais para diversas indústrias, como a de construção civil, energia e transporte. Além disso, contribui para a economia e desenvolvimento de um país. No entanto, a mineração pode causar diversos prejuízos, como danos ambientais, degradação do solo, poluição de rios e nascentes, além de impactos na saúde das pessoas e comunidades locais, como doenças respiratórias e intoxicação por metais pesados. Portanto, o objetivo deste trabalho foi elaborar uma Sequência Didática (SD) interdisciplinar sobre mineração que abrange os pressupostos de Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) no ensino de Ciências. O intuito da SD é analisar as implicações sociais, econômicas e ambientais da mineração, bem como os desafios e oportunidades da exploração de recursos minerais. Assim, o objetivo geral dessa SD é promover uma articulação entre o tema mineração e a abordagem CTSA, de forma a contribuir com a formação crítica e científica dos alunos. Dentre os objetivos específicos estão: discutir sobre os eixos ambiental, social, econômico e ético relacionados à mineração; compreender alguns conceitos químicos envolvidos, tais como: Óxidos, Tabela Periódica, pH e Concentração; desenvolver possíveis ações de conscientização social; bem como despertar uma postura cidadã. A metodologia da SD é desenvolvida a partir de aulas expositivas e dialogadas, contemplando a problematização e levantamento dos conhecimentos prévios, a apresentação dos conceitos químicos alusivos aos temas em estudo, bem como o desenvolvimento de atividades em grupo e aplicação dos conhecimentos construídos. Para a avaliação será realizada a observação do desenvolvimento discente, a resolução das atividades, bem como a participação e interação nas aulas. Conclui-se que ao relacionar o conteúdo de Química com a mineração, pode-se despertar um maior interesse dos alunos, contribuindo para uma aprendizagem significativa. Assim, esta iniciativa educacional visou promover a conscientização sobre os impactos sociais, ambientais e econômicos da mineração.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.