O direito à Educação e a Inclusão está previsto na legislação em vigor no Brasil. Contudo, pesquisas e estudos recentes apontam para o insucesso de tais práticas e, mais especificamente, a desigualdade imposta pela Pandemia (Covid-19). Assim, o presente resumo apresenta uma pesquisa em andamento que visa: conhecer e identificar as práticas pedagógicas de alfabetização, diante da Pandemia (Covid-19)? Nesse contexto, objetivamos analisar as práticas de alfabetização desenvolvidas durante o período de pandemia do COVID-19. Para tanto, a pesquisa foi realizada nas redes sociais e documentos oficiais (Facebook, Youtube e Instagram), em três municípios do interior de Alagoas-AL, entre os meses de julho de 2022 e março de 2023. Assim, o corpus construído até o momento aponta para a ausência de publicações acerca de práticas e materiais acessíveis aos estudantes incluídos, ao passo que não foi evidenciado de forma explicita orientações de práticas de alfabetização publicizadas nas redes sociais investigadas. Adicionalmente, o uso de protocolos de retomada que foram emitidos em um contexto de insegurança efetiva, visto que nem todas as crianças estavam com a vacinação garantida no período de retomada. E, ainda, não apontaram para alternativas efetivas de ensino e aprendizagem para os grupos de risco que não estavam vacinados. Em suma, a pesquisa segue em andamento, os resultados preliminares apontam para a necessidade de orientações efetivas acerca do processo de alfabetização e inclusão da criança com deficiência, ao passo de garantir o direito efetivo ao processo de aprendizagem, desenvolvimento e permanência nas práticas desenvolvidas no contexto escolar. Além da necessidade de pesquisa mais aprofundada com responsáveis, docentes e crianças com deficiência acerca do período vivenciado.